Educação

Mostra Nacional da Ciência revelou projetos de 124 jovens cientistas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_Mostra_Nacional_Ciencia_03.jpg

Filipa Brito

Em formato online, a 15.ª Mostra Nacional da Ciência chegou a alunos, pais, professores e cientistas de todo o país. Foram ainda atribuídos os prémios do 29.º Concurso Nacional para Jovens Cientistas.

Já são conhecidos os projetos vencedores de mais um Concurso Nacional para Jovens Cientistas, que contou com a participação de um total de 124 jovens cientistas, em 52 projetos coordenados por 37 professores. Depois de analisados pelo júri, presidido por Raquel Seruca, Investigadora no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, o primeiro prémio foi entregue ao projeto “Da aproximação experimental à ordem de grandeza da probabilidade teórica”, elaborado por alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de São João da Madeira.

Foram selecionados vários projetos para representar Portugal em eventos além-fronteiras, com destaque para o EUCYS (EU Contest for Young Scientists) 2022, em Leiden, nos Países Baixos.

A totalidade dos projetos apresentados a concurso esteve em destaque na Mostra Nacional de Ciência, que decorreu em formato virtual. Considerada uma das maiores a nível europeu, a iniciativa é organizada pela Fundação da Juventude em parceria com a Ciência Viva e tem como parceiro oficial o Município do Porto.

O formato virtual foi escolhido tendo em conta as adversidades decorrentes da pandemia, mas permitiu alargar a participação a mais jovens, mais professores e ao público em geral, perspetivando-se um aumento significativo da audiência, em todo o país. Durante a 15.ª Mostra Nacional de Ciência foi possível assistir às apresentações dos projetos e a palestras de cientistas de renome.

O Concurso Nacional para Jovens Cientistas é desenvolvido pela Fundação da Juventude desde 1992 e tem por objetivos promover a realização de projetos científicos inovadores nas escolas, promover os ideais da cooperação e do intercâmbio – nacional e internacional – entre jovens cientistas e investigadores, e estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação.