Sociedade

Morreu Nicha Cabral, o primeiro português a chegar à Fórmula 1

  • Notícia

    Notícia

#DR_nicha_cabral.jpg

O primeiro português a pilotar na Fórmula 1 morreu nesta segunda-feira. Nicha Cabral tinha nascido em 15 de janeiro de 1934, no Porto.

Mário de Araújo Cabral, popularmente conhecido como Nicha Cabral, morreu aos 86 anos, durante a madrugada desta segunda-feira. Coube-lhe a distinção de ter sido o primeiro português a chegar à Fórmula 1, tendo feito a sua estreia no Grande Prémio de Portugal em 1959, no circuito de Monsanto, aos comandos de um Cooper T51 Maserati.

"Os últimos anos não foram fáceis. O Nicha passou por momentos de saúde muito débil. Hoje esse sofrimento acabou", recordou a família, lembrando "um dos melhores pilotos portugueses de automóveis", que teve uma vida "repleta de bons momentos, grandes vitórias, uma vida muito bem vivida e com uma enorme legião de fãs e seguidores, mesmo a nível internacional", podia ler-se.

Natural de Cedofeita, Nicha Cabral foi o primeiro piloto português na Fórmula 1, entre 1959 e 1964. Mas a paixão pelo automobilismo manifestou-se desde cedo, tendo começado a correr em ralis e circuitos. Competiu na sua primeira prova em 1955.

Correu em circuitos emblemáticos como Monte Carlo, Nürburgring ou Le Mans. Guardava como uma das memórias mais especiais o seu desempenho no circuito de Vila Real de 1971, ao volante do Porsche 917 K de David Piper, um dos carros que mais gostou de pilotar na sua carreira.

Já depois de ter encerrado a sua carreira, chegou a competir no circuito da Boavista, no Porto, em provas de automóveis clássicos.

Dotado de um grande sentido de humor, ficou para sempre ligado a um dos mais insólitos episódios da história boémia de Lisboa quando, em 1971, fez parte de um conjunto de falsos árabes que esteve reunido com elementos do Governo português no luxuoso restaurante Tavares Rico.