Morcegos estão de regresso aos parques do Porto até ao início de setembro
Porto.
Notícia
Luís Monteiro
Os pequenos mamíferos peludos e voadores estão de regresso aos parques e jardins do Porto. O programa “Noites de Morcegos” vai continuar, tal como nas edições anteriores, a percorrer espaços verdes da cidade, mas com uma novidade: o novo Parque da Alameda de Cartes e a Horta da Oliveira também irão receber as atividades.
O programa convida as famílias a dirigirem-se a emblemáticos espaços verdes da cidade do Porto para observarem de perto estes animais, considerados fundamentais para o bom funcionamento do ecossistema.
Os morcegos são mamíferos de hábitos noturnos que voam com as mãos e veem com os ouvidos. Utilizam vários tipos de abrigos ao longo do ano, desde grutas a minas e caixas de estores, até ninhos abandonados de pica-paus e termiteiras.
Estes mamíferos são fundamentais para o bem-estar humano, pois polinizam várias espécies de plantas, permitindo que haja fruta e florestas saudáveis. Além disso, controlam as populações de insetos, que são potenciais destruidores de culturas agrícolas e transmissores de doenças.
Com o intuito de continuar a demonstrar a importância da existência de espaços verdes em contexto urbano, este ano, as atividades estendem-se a dois novos locais: o novo Parque da Alameda de Cartes e a contígua Horta da Oliveira, que já é considerado um habitat natural de grande importância na cidade.
A primeira sessão do programa “Noites de Morcegos” acontece no dia 28 de junho, no Parque Alameda de Cartes, pelas 20h45. Seguem-se atividades todas as semanas até ao dia 6 de setembro. Consulte aqui informações alargadas sobre o calendário do evento e as condições de inscrições.