Desporto

Missão Férias@Porto vai realizar-se a partir de julho

  • Notícia

    Notícia

#mno_missao_ferias@porto_11.jpg

Miguel Nogueira

A Missão Férias@Porto está de volta já a partir do próximo dia 6 de julho, depois de ter visto as suas atividades programadas para o campo de férias da Páscoa canceladas, devido à pandemia pelo novo coronavírus. Entre as novidades desta nova edição, destaque para a duplicação dos polos de atividade, para o redimensionamento das turmas para metade face ao que era anteriormente possível e para o reforço das atividades ao ar livre.

A informação foi revelada pela vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, na reunião privada de Executivo Municipal, realizada nesta segunda-feira, contextualizando que a decisão surgiu na sequência de uma comunicação da Direção Geral da Saúde, que admite a realização de campos de férias neste verão.

O programa, que recebeu um prémio no ano passado, como reconhecimento "pela qualidade e satisfação dos seus participantes", regressa de 6 de julho a 28 de agosto e vai duplicar os polos de acolhimento para seis localizações, de modo a melhor corresponder ao desdobramento de turmas que teve de ser reduzido de 24 para 12 crianças (sendo que cada turma tem um professor).

Neste momento, o calendário de atividades ainda está a ser ajustado à nova realidade, dado que também só à presente data é que o IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) lançou um conjunto de recomendações, que a empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto, promotora da iniciativa, terá agora de enquadrar na Missão Férias@Porto.

Nesta edição, as atividades ao ar livre serão privilegiadas, afirmou Catarina Araújo, que quis salientar "o envolvimento de todos os trabalhadores da Ágora na construção de um plano alternativo, num curto espaço de tempo".

A partilha desta informação surgiu na sequência de uma proposta de recomendação da vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, aprovada por unanimidade, que sugeria precisamente a concretização de programas de férias para crianças e jovens.

A vereadora responsável pelo Pelouro da Juventude e Desporto relembrou ainda que os campos desportivos da rede municipal foram hoje reabertos, dia 8, tendo sido elaborado para cada um deles um manual de procedimentos, para que o acesso dos utilizadores se faça nas condições da máxima segurança e prevenção possíveis.

A Missão Férias@Porto é uma iniciativa municipal com uma elevada taxa de adesão de participantes. Na última edição, recebeu mais de 2.000 inscrições.

Dentro de duas semanas, abre o período de candidaturas para a nova edição, altura em que será anunciado o programa completo de atividades.