Sociedade

Missão Férias promete um verão inesquecível a muitas crianças

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Maria Beatriz Barbosa tem 12 anos. Gostou tanto, no ano passado, da primeira experiência vivida na Missão Férias@Porto – Verão, que, este ano, repetiu e é uma, entre milhares de crianças, que participam neste programa municipal, muito apreciado por... pais e filhos. Até 1 de setembro, o Missão Férias, dinamizado pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto, proporciona experiências culturais, desportivas e lúdico-pedagógicas diferenciadoras a mais de quatro mil crianças e jovens, entre os seis e os 15 anos de idade.

E era vê-la, um dia destes, fazer, entusiasmada, escalada no São Rock Climbing Indoor, em Campanhã. “É a segunda vez que participo nestes campos de férias e gosto muito de fazer skate, voleibol, atletismo, futebol. Tem muitas atividades”, adiantou, confessando que já no ano passado já tinha experimentado aquele desporto radical. “É difícil, mas muito divertido. Aconselho virem experimentar”, acrescentou Maria Beatriz Barbosa.

Para a vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto, a Missão Férias é “um dos programas mais acarinhados pelo Município. É importante para as crianças e suas famílias, já que é uma resposta com qualidade, com uma oferta de atividades diversificada, no período de pausa letiva de verão”, adiantou.

Promover a prática desportiva

Catarina Araújo reconhece que os campos de férias são também uma resposta concreta para questões tão atuais como o sedentarismo e a obesidade, problemática encarada pelo Município do Porto como “uma preocupação constante”. É através de um conjunto de iniciativas desenvolvidas pela Ágora e também pelo Departamento de Saúde e Qualidade de Vida, que “temos vindo a implementar e a reforçar uma série de programas e iniciativas que promovem a prática desportiva”, assinalou.

Em visita ao campo de férias municipal instalado no São Rock Climbing Indoor, Catarina Araújo constatou o entusiasmo das crianças e dos monitores na prática da escalada. Esta faz parte das 37 atividades que compõem o Missão Férias, que, este ano, se estende por nove semanas consecutivas de aventura, fantasia e muita descoberta e que proporcionam experiências culturais, desportivas e lúdico-pedagógicas diferenciadoras a milhares de crianças e jovens, incluindo crianças com necessidades educativas especiais.

Para a edição deste ano estão disponíveis 4224 vagas, 96 delas reservadas para inscrição gratuita de crianças e jovens sinalizados pelo pelouro da Coesão Social e 54 vagas para a Associação de Desporto Adaptado (ADADA), estas últimas também com a presença de monitores.

Até 1 de setembro há ainda muito para fazer: descobrir novas sensações, fazer novas amizades e experimentar novas modalidades, a funcionar em seis espaços diferentes: Pavilhão Irene Lisboa, Complexo Desportivo do Monte Aventino, Pavilhão Pêro Vaz de Caminha, Pavilhão do Viso e nos novos polos sob gestão da Ágora, ou seja, o Pavilhão da Areosa e o Pavilhão Manoel de Oliveira.