Política

Representantes europeus reúnem-se no Porto para Fórum Social

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_jardim_tulipas_14.jpg

Filipa Brito

O Porto é anfitrião do Fórum Social nesta sexta-feira e sábado, que decorre Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, marcando o segundo aniversário da Cimeira Social celebrada durante a presidência portuguesa da União Europeia (EU).

Além dos ministros europeus do emprego e dos assuntos sociais estarão presentes o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Gilbert Houngbo, e o comissário europeu do emprego e direitos sociais, Nicholas Schmit. Também participam no fórum representantes do Parlamento Europeu, parceiros sociais europeus, ministros dos países relativamente aos quais se discute o alargamento, nomeadamente, da Moldova, assim como a ministra dos Assuntos Sociais da Ucrânia, Oksana Zholnovych.

Depois de os chefes de Governo e de Estado da UE se terem comprometido com metas para 2030, como uma taxa de emprego de 78%, de pelo menos 60% dos adultos frequentarem cursos de formação todos os anos e ainda uma redução do número de pessoas em risco de exclusão social ou pobreza em pelo menos 15 milhões de pessoas, incluindo cinco milhões de crianças, o objetivo é, neste fórum, fazer um ponto da situação dos esforços dos 27.

Definida pela presidência portuguesa como ponto alto do semestre, a Cimeira Social teve no centro da agenda o plano de ação do Pilar Social Europeu, apresentado pela Comissão Europeia meses antes. A quarta presidência portuguesa da UE decorreu entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021.

Jardins do Palácio estarão encerrados

Em virtude da concretização deste fórum europeu, os Jardins do Palácio de Cristal vão estar encerrados ao público na sexta-feira à noite e só reabrem no sábado, 27 de maio, a partir das 19 horas.