Proteção Civil

Ministério da Defesa atribui Medalha de Serviços Distintos ao comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

"Serviços de caráter militar relevantes e extraordinários, ou atos notáveis de qualquer natureza ligados à vida da instituição militar, de que resulte honra e lustre para a pátria ou para a própria instituição". Assim reconhece a Medalha de Serviços Distintos, de grau ouro, recebida, nesta sexta-feira, pelo comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB), Carlos Marques, das mãos da ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras.

De acordo com a portaria, ao comandante do RSB é reconhecida a "forma altamente honrosa como tem cumprido as funções (…) prestigiando o Município do Porto e Portugal”.

“Ao longo destes [cinco] anos, evidenciou-se pela continuada afirmação do seu elevado profissionalismo, forte empenhamento, profunda competência, espírito de sacrifício e de obediência, sólida vontade de bem servir e uma grande dedicação em serviço do socorro”, acrescenta.

Já o presidente da Câmara do Porto foi perentório em afirmar que “há pessoas que fazem a diferença. E o senhor faz a diferença”. Enaltecendo a relação interpessoal entre o comandante e o pessoal que lhe está afeto, não apenas nos Sapadores Bombeiros, mas também na Proteção Civil Municipal, de que Carlos Marques é coordenador, Rui Moreira considera que “este esprit d'équipe é fundamental e não pode ser feito por máquinas”.

Assumindo o “orgulho enorme” que o Município tem na constatação de uma cidade com um cada vez maior sentimento de segurança e tranquilidade, o presidente da Câmara acredita que o comandante “tem feito para que esse orgulho seja partilhado pela população”.

mno_Medalha_Merito_Comandante_Carlos_Marques_07.jpg

Rui Moreira reforçou a ideia de que “não vamos conseguir substituir os comandantes que temos por inteligência artificial”. “Isto não é um jogo de computador, implica a relação com pessoas, lidar com a ansiedade das pessoas, naquilo que é uma tarefa de grande risco”, sublinha.

O autarca não deixou de referir, com agrado, o facto de “o Governo reconhecer o empenho do Município no reconhecimento de alguém que tem desenvolvido uma carreira absolutamente distinta”.

“Julgo que a Câmara do Porto tem conseguido, em termos do seu orçamento e das suas limitações, apesar de tudo, responder ao que têm sido as exigências de um serviço que é prestado, não apenas à nossa população, mas a quem nos visita e, muitas vezes, a municípios vizinhos”, concluiu.

Trabalho de uma equipa desenvolvido com o tempo

No final da cerimónia, o comandante do RSB agradeceu “o reconhecimento”, acrescentando, no entanto, que “a medalha não é só minha”. “É de todos os elementos que têm trabalhado no Regimento e no Serviço Municipal de Proteção Civil para cumprir a nossa missão, que é salvaguardar pessoas, bens e o ambiente”, considera Carlos Marques.

O tenente-coronel designa o momento como “o corolário” de um trabalho desenvolvido ao longo dos anos, durante os quais tem havido “um reforço muito grande em termos de efetivos, de equipamentos, de viaturas” nas duas estruturas municipais de socorro e proteção.

Optando por falar no coletivo, o comandante sublinha como “privilegiamos, sempre, um relacionamento próximo com todas as pessoas, ouvir as suas necessidades, e tentamos responder o melhor que sabemos e podemos aos seus anseios”.