Ambiente

Ministério britânico volta a reconhecer jardins do Porto entre os melhores do mundo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_parque_da_cidade_10.JPG

Filipa Brito

O Jardim Botânico do Porto, o Parque da Cidade e o Jardim do Passeio Alegre voltam a figurar na lista dos melhores espaços verdes do mundo, segundo a avaliação do Green Flag Award. Este ano, o prémio atribuído pelo ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local do Reino Unido e pela organização não-governamental Keep Britain Tidy atribuiu ainda uma distinção adicional ao Jardim do Passeio Alegre.

Este reconhecimento reforça o lugar do Porto entre os locais do mundo com os mais elevados padrões de exigência na gestão e manutenção de parques e jardins.

Os três jardins da cidade renovam as acreditações recebidas em 2019 e 2020, com um acréscimo: este ano, o Green Flag Award entregou o título de “Green Heritage Site” ao Jardim do Passeio Alegre. Esta acreditação pretende distinguir a manutenção das características históricas dos locais e os seus padrões de conservação e é a primeira vez que é entregue a um espaço em Portugal.

Nesta edição, que celebra os 25 anos do prémio britânico, foram distinguidos 30 espaços verdes de oito países: Portugal, Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Suécia e Turquia.

Dirigindo-se a todos os vencedores, o gestor internacional do Green Flag Award afirmou que este reconhecimento “é testemunha do trabalho duro de toda a equipa e voluntários que mantêm os parques e espaços verdes passando por tempos difíceis e os tornam lugares tão importantes todos os anos”, especialmente em ano de pandemia.