Cultura

Minidocumentários e entrevistas lembram dez anos de Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

rcs_onde_o_horizonte_se_move.jpg

Renato Cruz Santos

Para celebrar o aniversário redondo, o Cultura em Expansão apresenta "10 anos a criar memórias", um projeto que tem como objetivo dar a conhecer algumas das caras que ao longo desta década têm estado envolvidas no programa municipal.

Através de uma série de 10 minidocumentários assinados pelo realizador Vasco Mendes, e um conjunto de entrevistas escritas, conduzidas pela equipa de comunicação da Ágora, a iniciativa terá como figuras centrais participantes locais de projetos, dirigentes associativos, programadores, membros do público assíduos, artistas e diferentes vozes, ora com maior visibilidade, ora muitas vezes "escondidas" nos bastidores.

Hélder António, antigo funcionário da Junta de Freguesia de Campanhã e atual voluntário da companhia Visões Úteis, é uma das testemunhas deste legado e o primeiro rosto de "10 anos a criar memórias", através de um minidocumentário, que ficará disponível a 27 de março, nas redes sociais e site do Cultura em Expansão.

Criado em 2014 pela Câmara do Porto, com o intuito de descentralizar a oferta cultural da cidade, ao longo da última década, o Cultura em Expansão cresceu em número, não só de récitas e apresentações, mas também de projetos que envolvem diferentes participantes e comunidades.

Se em 2014, o arranque era feito com três projetos, desdobrados por seis apresentações, até ao final do ano que passou, o programa somou cerca 300 projetos e espetáculos, mais de uma centena dos quais desenvolvidos de raiz e com uma forte componente participativa, seja através de oficinas, seja através de residências e iniciativas de cocriação artística.