Cultura

Milo Rau pega em tragédia real com crianças e faz catarse no Campo Alegre

  • Notícia

    Notícia

Milo Rau apresenta "Five Easy Pieces" nos próximos dias 22 e 23, no Auditório Campo Alegre, a partir da tragédia criminosa do pedófilo belga Marc Dutroux.

Foi há já 20 anos que a sociedade belga e a comunidade internacional sofreram um forte abalo com o caso do pedófilo e assassino de crianças Marc Dutroux, caso esse que deixou marcas profundas e prolongadas.

A possibilidade de catarse chega agora ao Campo Alegre pela criatividade do dramaturgo suíço Milo Rau, fundador da companhia International Institute of Political Murder (IIPM), cujos espetáculos se baseiam em testemunhos e reconstruções de acontecimentos reais.

Em "Five Easy Pieces", a convite da produtora artística belga CAMPO, junta em palco crianças entre os oito e os 13 anos, que contam a história do caso Marc Dutroux e nos conduzem numa reflexão mais aprofundada sobre o nosso mundo. O que é a liberdade, a saudade, a crueldade? Como reagimos quando vemos crianças a representar cenas de violência ou de amor? O que diz isso sobre os nossos próprios medos e desejos?

Milo Rau, ensaista, jornalista e realizador que já conquistou o panorama internacional das artes performativas com seu teatro político e documental, traz assim ao Porto um trabalho "imediatamente arrebatador, analiticamente claro, lancinante. É um daqueles raros casos em que uma noite no teatro dói com a intensidade certa e, ao fazê-lo, permite atingir algo a que um dia chamámos de catarse", confirma a crítica no Süddeutsche Zeitung.

///

"Five Easy Pieces"

SEX 22 & SÁB 23 SET / 19h00

Auditório Campo Alegre

10€ / M16

//

+ info