Ambiente

Milhares de tulipas cobrem a cidade com um manto de cor

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Originária da Turquia, é tradicionalmente conhecida como o símbolo da Holanda, mas, por estes dias, ornamenta floreiras, jardins e parques públicos do Porto. Cores exuberantes, num espetáculo visual que capta a atenção de quem passa, a tulipa é já uma convidada habitual da cidade por esta altura, anunciando a chegada da primavera.

Este ano, foram plantadas cerca de 92 mil tulipas pelos diferentes espaços, sendo a paleta de cores escolhida o roxo, o cor-de-rosa, o vermelho, o amarelo e o branco, optando-se por fazer uma mistura de tons em vários locais.

Os bolbos, que dão origem à flor, são produzidos no Viveiro Municipal, onde os jardineiros os mantêm abrigados em estufa, até as tulipas estarem prontas para adornar a cidade. Aliás, o Viveiro Municipal do Porto produz mais de 600 mil plantas por ano, naquela que é a maior fábrica verde gerida por uma autarquia e fornecedora de toda a Área Metropolitana.

No centro histórico, por exemplo, foram plantadas cerca de 80 mil exemplares, por locais como o Jardim de S. Lázaro, Rua de S. Cristóvão (canteiros e viaduto), Praça da Trindade, Praça de Gomes Teixeira, Jardim do Infante D. Henrique, Jardim da Sé do Porto e Largo Ator Dias.

Também quem passear pelo Jardim do Passeio Alegre, o Forte de S. João Batista e o Jardim Antero Figueiredo, entre outros locais, vai encontrar muitas destas flores.

À sua beleza colorida, ou símbolo, para alguns, de amor-perfeito quando dispostas em ramo de noiva, alia-se a breve longevidade, pelo que é aproveitar agora para apreciá-las, numa exposição ao ar livre espalhada pela cidade.