Cultura

Milhares de pessoas vieram à Avenida dos Aliados ver a magia do Natal acontecer

  • Notícia

    Notícia

Às 18 horas em ponto, milhares de pessoas concentraram-se na Avenida dos Aliados para ver a inauguração das luzes da Árvore de Natal e assistir ao já habitual fogo de artifício que assinala o momento. A grande festa foi vivida com intensidade na sala de visitas da cidade, desde o início da tarde, como demonstram imagem e vídeo.

O programa de festas montado pelo Município em torno deste momento teve a correspondente e esperada adesão, com milhares de portuenses e visitantes a lotar a Avenida dos Aliados para assistir à primeira ligação do ano da imponente Árvore de Natal - com mais de 40 metros de altura e 20 de diâmetro - montada em frente à Câmara do Porto.

Mas, em boa verdade, a multidão não assomou ao epicentro da festa com este único propósito. O concerto de Carolina Deslandes, que antecedeu a inauguração das luzes da Árvore de Natal, foi acompanhado por famílias inteiras, que não se coibiriam em juntar a sua voz à da cantora. Antes deste espetáculo, um outro, de comédia, deu o mote certo para o arranque das festividades, com o incomparável artista de rua francês, Mr. Bang. 

Já depois da Árvore de Natal iluminada, o Saint Dominic's Gospel Choir, composto por 50 vozes do mais puro soul, aqueceu os milhares de pessoas que não arredaram pé da Avenida dos Aliados.

Vasta programação de Natal estende-se até ao Dia de Reis

"A cidade vive este momento com muita emoção e alegria. A inauguração das luzes da Árvore de Natal dos Aliados é uma tradição recente, tem cerca de quatro anos, mas está perfeitamente consolidada", afirmou a vereadora Catarina Araújo.

Mas, para além das cerca de 100 mil pessoas que esta tarde participaram na grande festa da Avenida dos Aliados, segundo indicou a vereadora, a cidade tem também à sua espera uma "programação de Natal muito rica e diversificada", salientou.

Na placa inferior da Avenida dos Aliados está de regresso uma instalação que já é, seguramente, um dos reconhecidos postais de Natal da cidade. Nove baloiços apresentam-se com nove palavras alusivas à quadra - "Porto", "Amor", "Festa", "Família", "Natal", "Sonho", "Abraço", "Paz" e "Magia" - e ganham luz durante a noite, até 26 de dezembro.

Hoje, foram também inauguradas as duas pistas de gelo natural na cidade, localizadas na Praça de D. João I e na Rotunda da Boavista - esta integrada na Praça da Fantasia. Recorde-se que neste feriado o acesso às duas pistas é gratuito a partir das 20 horas até ao fecho.

Durante a tarde, houve ainda coros itinerantes a percorrer as principais ruas e praças do centro da cidade, enquanto a escadaria dos Clérigos serviu de palco ao primeiro dos sete concertos do ciclo "Natal à Porta".

"Temos também 30 mercados de Natal que, progressivamente, vão estar à disposição da cidade; há circo e ainda várias atividades desportivas a decorrer. O mais difícil será mesmo fazer escolhas", concluiu a vereadora Catarina Araújo.