Sociedade

Milhares de pessoas saíram à rua no Porto e apelaram à paz na Ucrânia

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Milhares de pessoas manifestaram-se pacificamente, neste domingo à tarde, frente ao Consulado Honorário da Rússia, no Porto. Com flores, cartazes, bandeiras da Ucrânia e de Portugal ou simples manifestação de apoio, ucranianos e portugueses juntaram-se frente ao consulado russo, na Avenida da Boavista. A demonstração pacífica obrigou mesmo ao corte de trânsito naquela artéria por algumas horas.

Vários ucranianos obtiveram autorização para falar à multidão, a partir da varanda de um prédio em frente ao consulado russo. Ouviram-se discursos de apoio e apelos à paz na Ucrânia. Foi igualmente entoado o hino ucraniano - "Ще не вмерла України" ("A Ucrânia ainda não morreu") e música tradicional do país, como “Гей пливе кача” (“Flutuando no Tisza”). Momentos de alguma emoção entre as pessoas que ocupavam as duas faixas da Avenida da Boavista.

Os milhares de participantes da manifestação "Pela paz, contra a invasão" – entre eles, encontravam-se elementos da vereação da Câmara do Porto – desmobilizaram da mesma forma que tudo aconteceu: pacificamente.

Recorde-se que, durante o fim-de-semana, a fachada dos Paços de Concelho esteve iluminada com as cores (azul e amarela) da bandeira ucraniana, num claro apoio dos portuenses ao povo daquele país.