Sociedade

Milhares de pessoas nos Aliados para ver a tradicional inauguração da árvore de Natal

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Nem mesmo a chuva, intermitente, que se fez sentir ao cair da noite de ontem, fez arredar milhares de pessoas da inauguração da tradicional árvore de Natal, instalada em frente à Câmara Municipal do Porto, e da iluminação típica desta época, que se estende, este ano, por mais de 90 ruas e praças da cidade. A noite ficou mais brilhante com a atuação de Diogo Piçarra, em plena Avenida dos Aliados.

Pela primeira vez ou já presença feita tradição – como alguém que veio do Alentejo ou uma família brasileira, residente na cidade, desde 2018, e que confessa já ter "o Porto no coração" –, portuenses de gema ou turistas, todos esperaram, juntamente com milhares de pessoas, pelas 18 horas.

Primeiro, a praça ficou às escuras. Nem a chuva, que apareceu ao final da tarde, parecia incomodar. Ninguém arredou pé e sempre a chegar mais e mais pessoas, muitas aproveitando os serviços especiais, para este dia, da STCP e Metro (e que se estendem ao longo do mês) e da CP.

E eis que, de repente, a árvore ganhou cor e luz e foi um "brua" uníssono. Telemóveis em punho para registar todos os momentos. Em família, com amigos, namorados, gente de todas as idades e proveniências, ninguém quis perder o momento. Num clima de total segurança, acompanhados, como habitual, pela Polícia Municipal, Proteção Civil Municipal e PSP.

O registo foi unânime. "Está linda [a árvore, de 32 metros] e o Porto torna-se mais belo nesta altura do ano", alguém dizia, enquanto filmava uns segundos para colocar no seu facebook e/ou instagram. Variando de cor e motivos ia agradando a miúdos e graúdos. "De ano para ano, a programação está melhor", sublinhava uma jovem.

Concerto de Diogo Piçarra

Muitos antes das 18 horas já milhares de pessoas, sobretudo jovens, esperavam junto ao palco, instalado na Avenida dos Aliados, por uma outra surpresa da noite: o concerto de Diogo Piçarra. Ao momento de inauguração da árvore de Natal sucedeu-se, de imediato, a atuação do músico, que se mostrou agradado pelo regresso ao Porto.

"Tocar nos Aliados é sempre especial. O Norte nunca desilude. Espero sempre voltar. As pessoas deixam sempre saudades", confessava Diogo Piçarra ao Porto., momentos antes do espetáculo começar. Depois, e durante hora e meia, cantou os seus principais êxitos, com milhares a acompanharem-no nas letras das canções.

O palco, colocado nos Aliados, receberá, ainda, uma panóplia de sons e artistas que prometem tornar este Natal ainda mais diverso e multicultural.

De resto, a cidade ganha mais luz. Este ano, são 90 as ruas com iluminação natalícia, com um total de 2,6 milhões de lâmpadas LED por toda a cidade. Numa parceria com a Associação de Comerciantes do Porto, as iluminações apresentam 897 motivos diferentes, numa diversidade de formas e dimensões.

O Espelho d’Água, em plena Avenida dos Aliados, conta com estruturas luminosas, que simulam bolas de Natal, e a Praça Gomes Teixeira (mais conhecida como a Praça dos Leões) tem também uma estrutura luminosa com dois metros de altura. Dois sítios onde a iluminação de Natal funcionará, de domingo a quinta-feira, das 18 às 23 horas, e sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, das 18 às 24 horas.

Programa detalhado da programação do Natal 2023 no Porto disponível aqui.