Desporto

Milhares de inscritos na 15.ª Meia Maratona do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_meia_maratona_2021_16.jpeg

Guilherme Costa Oliveira

A 15.ª Meia Maratona do Porto realiza-se neste domingo, dia 18, com partida (às 9 horas) e chegada na Avenida de Dom Carlos I (junto ao Jardim do Passeio Alegre). O evento é composto por duas distâncias: a meia maratona com 21 km de distância, para atletas nascidos no ano 2004 e anteriores, e a mini maratona com 5 km de distância, para toda a família.

Esta edição conta já com milhares de atletas inscritos, de 61 nacionalidades, com destaque para africanos de renome, com a organização a esperar que sejam batidos recordes. De entre muitos nomes destacam-se os de Emmanuel Bor, do Quénia, e Abel Chebet, do Uganda, no setor masculino. No lado feminino, o destaque vai para a vencedora da Meia Maratona do Lisboa do ano passado, Ethlemahu Sintayehu Disse, e para Zinashwork Yenew Ambi, ambas da Etiópia. De Portugal, Paulo Rosário (Sporting de Braga) e Solange Jesus (Feirense) vão tentar revalidar o título conquistado no ano passado no Porto.

A prova foi apresentada ontem no Salão Árabe do Palácio da Bolsa e contou com a presença das principais entidades associadas ao evento, desde os dois municípios envolvidos, Porto e Vila Nova de Gaia, assim como o Instituto Português do Desporto e Juventude e os parceiros e marcas relacionadas com a Meia Maratona.

Para a vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto, Catarina Araújo, esta é, “efetiva e inegavelmente, uma prova desportiva competitiva, das mais relevantes do calendário desportivo da nossa cidade e a nível internacional”. "O nosso apoio é o reflexo da forte aposta que a Câmara do Porto tem feito em eventos desportivos de grande notoriedade", sublinhou.

Em termos meramente desportivos, Jorge Teixeira, diretor da Runporto, organizadora do evento, perspetiva a possibilidade de se poderem bater recordes, até porque entre os atletas africanos que vão estar presentes alguns que têm “marcas que, num percurso como aquele, podem perfeitamente, se não houver vento, atingir uma marca de nível mundial”.

O local de partida e chegada para esta edição da Meia Maratona do Porto foi alterado para a Avenida de Dom Carlos I e o percurso desenrola-se totalmente pela cidade do Porto, sendo que este será o primeiro ano em que a prova não vai atravessar a Ponte Luís I. Terá transmissão em direto na RTP, RTP Play e RTP Internacional.