Cultura

Miguel Sousa Tavares apresenta hoje o seu novo livro na Biblioteca Municipal Almeida Garrett

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_Miguel_Sousa_Tavares.jpg

Porto.

Último Olhar é o novo romance de Miguel Sousa Tavares, uma travessia pelo contexto pandémico em que vivemos, mas sobretudo uma reflexão sobre vida e o seu fim. O comentador político e escritor estará à conversa com Sérgio Almeida, às 17 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Miguel Sousa Tavares começou a escrever este livro quando estava em confinamento, e é neste contexto pandémico que propõe Último Olhar, cujo título se decifra nas últimas páginas.

Depois da edição de Rio das Flores e Equador – dois dos maiores êxitos literários de Miguel Sousa Tavares, chega às livrarias o seu novo livro, que parte de factos e biografias reais. Em Último Olhar a personagem Pablo, de 93 anos, que viveu a Guerra Civil Espanhola e a II Guerra Mundial, assiste agora ao aparecimento da Covid-19, um acontecimento que faz colapsar o mundo. Um cruzamento de personagens vindas de contextos reais na Europa e a ficção contribuem neste romance para uma observação sobre o que significa ser-se velho, e a herança inapagável que trazem as mulheres e os homens que se encontram no último período das suas vidas. Uma reflexão sobre a solidão, a possibilidade de barbárie em sociedades civilizadas, mas também sobre histórias de vida cheias.

A conversa terá como anfitrião o também jornalista e escritor Sérgio Almeida e decorre às 17 horas desta sexta-feira, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com entrada livre.