Sociedade

"MEXE" regressa em setembro

  • Notícia

    Notícia

O grande encontro de Arte e Comunidade regressa ao Porto, afirmando-se como um espaço incontornável de cruzamento e contaminação  das pujantes práticas artísticas comunitárias. Na sua 3ª edição, o MEXE encontra, pela primeira vez, o acolhimento-âncora de um equipamento cultural da cidade - Teatro Carlos Alberto/TNSJ. Esta cumplicidade não invalida a continuidade da vocação do festival para o espaço público, antes pelo contrário, permite o aprofundamento de projetos na sua programação que contemplam abordagens distintas.

À semelhança das outras edições o MEXE organiza-se em quatro grandes componentes que ganham outras formas em 2015: Oficinas, Espectáculos, Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias e Mostra de Documentários. Nesta edição as três Oficinas de Teatro e Música focam-se no trabalho com as comunidades com quem a PELE tem vindo a desenvolver nos últimos  8 anos, numa lógica de continuidade, nomeadamente no Centro Histórico, Lagarteiro e Lordelo do Ouro.

Destaque para o Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias (EIRPAC) uma co-organização inédita pelo Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) da Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Évora, ESMAE/IPP e PELE no âmbito do MEXE. Este encontro irá decorrer nos dias 8 e 13 de Setembro e tem como objectivo promover a reflexão, considerando a importância que estas práticas têm vindo a adquirir no seio das criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades. 

Os espectáculos que compõem a programação desta edição centram-se nas criações nacionais de reconhecida qualidade na área do teatro, dança e música destacando-se o espectáculo internacional de um grupo constituído por mulheres turcas e marroquinas "Meysara" que aborda o tema do feminino na perspectiva muçulmana.

Reserve já na sua agenda os dias 8 a 13 de Setembro para visitar esta iniciativa. Para mais informações, consulte o programa em anexo.