Sociedade

Metro, STCP e CP com serviços especiais na Passagem de Ano

  • Notícia

    Notícia

#mno_ano_novo_04.jpg

Pedro Figueiredo

Os transportes públicos garantem a mobilidade de todos os que desejam celebrar a Passagem de Ano na Baixa do Porto. CP, STCP e Metro apresentam serviços especiais ao longo da noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro.

"Entrar em 2018 sem parar" é o mote da Metro do Porto, que assegura uma "operação contínua e reforçada", proporcionando "conforto, segurança e agilidade em todas as deslocações". Na noite de Ano Novo estarão em funcionamento todas as linhas, com exceção da Linha Violeta (E) que encerra à 01,00 hora.

De resto, "o aquecimento" para a Passagem de Ano, para a Metro, "começa já no dia 30". Com a realização da Corrida de São Silvestre, seguida de concerto, a empresa reforça a sua capacidade também no sábado.

Também a CP entra no espírito positivo da Passagem de Ano, apresentando um bilhete promocional (de ida e volta) de 2 euros por pessoa nos comboios urbanos. Nos trilhos, "sem problemas de trânsito e de estacionamento", chega-se depressa e bem ao centro da cidade. A empresa, aliás, garante nesta altura "mais comboios".

E autocarros não vão faltar: a STCP lembra que este ano estão preparados espetáculos em três locais distintos (além dos Aliados, Cordoaria e Poveiros), pelo que preparou, igualmente, uma operação especial. A empresa anuncia, entre outras medidas, "o dobro dos autocarros nas linhas que vão para a Baixa". Os términos de algumas das linhas mudam de local, devido ao encerramento ao trânsito dos Aliados, sendo que estas alterações podem ser conhecidas aqui.

Ou seja, porque o Fim de Ano no Porto é uma das maiores festas do país, apresentando um cartaz imperdível (com Aurea e Amor Electro a garantirem boa música, interrompida apenas para o espetáculo de fogo de artifício), todos os transportes públicos vão ao coração da festa.

É bom salientar que eventos memoráveis pedem medidas de segurança e criação de áreas de acesso automóvel condicionado ou interdito. Porque as ruas se enchem de gente, estão criados planos de mobilidade (este ano dois: um para sábado, dia 30, e outro para a noite de Passagem de Ano) que convidam a deixar a viatura própria em casa ou a alguma distância do centro das celebrações.

Lembra-se que na noite de Passagem de Ano há parques de estacionamento (Casa da Música, Campo Alegre, Estádio do Dragão) que adotam o sistema Park & Ride: mediante a validação do Andante, é possível estacionar o automóvel em horário alargado e por um preço especial. A entrada em parques de estacionamento situados na área condicionada só poderá ser realizada atempadamente.