Mobilidade

Metro prevê avançar com concurso da empreitada da linha Rubi ainda este ano

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

#mno_metro_05.jpg

Miguel Nogueira

O concurso de empreitada para a linha Rubi, que ligará Santo Ovídio à Casa da Música através de uma nova ponte sobre o Douro, deverá avançar ainda este ano. A garantia foi dada hoje pela Metro do Porto.

"Durante este ano prevemos concluir o projeto de execução e avançar para o concurso de empreitada", disse à Lusa a vogal da administração da Metro do Porto, Lúcia Leão Lourenço. De momento, está a ser desenvolvido o projeto de execução e os estudos de impacto ambiental, estes últimos a serem submetidos à Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Ao mesmo tempo está a decorrer o prazo para a adjudicação da nova ponte sobre o Douro. Recorde-se que a Metro do Porto anunciou, no início deste mês, que o projeto de conceção da nova infraestrutura foi adjudicado ao consórcio liderado por Edgar Cardoso e que a obra deve arrancar na primeira metade do próximo ano.

A ponte a construir, e reservada exclusivamente ao metro, peões e bicicletas - o que corresponde a uma preocupação manifestada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira - vai unir o Campo Alegre ao Candal, em Vila Nova de Gaia, sendo parte obrigatória da linha Rubi.

A futura ponte, bem como a nova linha, são totalmente financiadas, a fundo perdido, por verbas inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e estarão concluídas e em funcionamento até ao final de 2025, conforme adiantou a empresa.