Mobilidade

Metro e STCP com operação especial na noite de São João

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_metro_07.jpg

Miguel Nogueira

A noite mais longa da Invicta está de regresso e são esperadas milhares de pessoas para viver o São João nas ruas da cidade . Existem vários condicionamentos de trânsito a considerar e uma recomendação a fazer: utilize os transportes públicos no acesso à Baixa do Porto.

Metro a circular durante toda a noite

A Metro do Porto vai reforçar a operação no âmbito das festividades de São João a partir das 20 horas do dia 23, véspera do feriado, estando ainda condicionada a operação entre o Porto e Gaia, conforme anunciou a empresa em comunicado.

"A partir das 20 horas do dia 23, a operação do metro será realizada sempre em veículos duplos e com um reforço da operação em todas as linhas, exceção feita à Linha Violeta (E) [que serve o aeroporto], que encerrará no horário habitual (à 1 hora da madrugada)", pode ler-se numa nota oficial.

A empresa informa que as estações de referência, atendendo aos pontos fortes da festa, serão as de São Bento, Aliados e Casa da Música, num ano em que as festividades, no Porto, se dividem entre o Palácio de Cristal, Largo do Amor de Perdição (na Cordoaria) e Casa da Música.

Quanto à linha Amarela (D), que liga o Porto a Vila Nova de Gaia, "a partir das 23,45 horas, devido ao encerramento da circulação na Ponte Luís I, por causa do fogo de artifício no rio, a circulação far-se-á apenas nos segmentos Hospital de São João/São Bento [Porto] e General Torres/Santo Ovídio [Gaia]".

STCP com reforço nos principais eixos de chegada à Baixa da cidade

A STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto também irá promover uma operação especial para as festividades, com início da noite de quinta-feira (23 de junho) e término na manhã de sexta-feira (feriado de 24 de junho), e que consiste num reforço nos principais eixos de chegada à Baixa, bem como num aumento de frequência e utilização de viaturas de grande capacidade, garantindo uma mobilidade eficaz de e para todos os concelhos onde tem operação (Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Valongo e Vila Nova de Gaia).

A empresa refere, ainda, que devido aos condicionamentos de trânsito nos Aliados, Cordoaria e Ribeira, os términos das viagens serão deslocalizados para locais próximos dessas zonas (consultar site da oficial).

Em relação aos elétricos, o serviço irá terminar mais cedo (pelas 18 horas) na véspera de S. João, dia 23, em função dos condicionamentos de trânsito em vigor. No dia 24 de junho, a operação do carro elétrico em ambas as linhas é iniciada pelas 9 horas, com partida do Infante e Carmo, respetivamente.

As festividades do São João, no Porto, regressam, de 23 para 24 de junho, “descentralizadas” por três palcos da cidade e com o fogo de artifício a ser lançado a partir do rio Douro. O habitual palco na Avenida dos Aliados será, este ano, substituído por três palcos: um na praça do Rossio nos Jardins do Palácio de Cristal, outro no Largo Amor de Perdição (na zona da Cordoaria) e por último, um na praça da Casa da Música.

Consulte o Programa São João Porto 2022