Mobilidade

Estudo da Deco revela que Metro do Porto é o transporte que mais satisfaz os portuenses

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O Metro do Porto é o
transporte que mais satisfaz os seus utilizadores, tendo o fator pontualidade
pesado na decisão das pessoas.

O estudo da Deco (Associação Portuguesa
para a Defesa do Consumidor), que incluiu outros critérios de avaliação como as informações
visuais e sonoras, a segurança do veículo e o conforto, revelou que entre o
metro, o comboio e o autocarro, o primeiro é o que mais satisfaz os utilizadores.

Segundo informação do
Observador, avançada pela agência Lusa, a pontualidade também "é um critério
importante" na avaliação do autocarro e do comboio, sendo que, no comboio, a
satisfação dos utentes "é apenas ligeiramente inferior à do metro. O autocarro
também é o transporte que origina mais reclamações (20%), seguido do comboio
(16%) e do metro (12%), e o que apresenta mais atrasos, em média de 25 minutos,
seguido do comboio (cerca de 20 minutos)".

O inquérito da Deco à
satisfação dos utilizadores de transportes públicos, que decorreu entre maio e
junho de 2014, contou com a participação de 2.691 consumidores, a maior parte
de Lisboa e do Porto, mas também de 20 outros municípios, sobretudo do norte e
centro do país".

Em geral, o autocarro
é o transporte mais usado (65%), seguido do comboio (34%). Nos municípios
servidos pelo metro, este é um dos meios eleitos de transporte.

O Metro do Porto é a
empresa que reúne maior índice de satisfação geral, seguido da Fertagus, cujos
comboios fazem a travessia da ponte 25 de Abril. No Grande Porto, o metro
também é o principal rival do autocarro, embora um pouco menos utilizado.

O estudo aponta ainda
que cerca de 38% dos participantes utilizam raramente os transportes públicos,
por considerarem que fica mais barato utilizar o automóvel e por serem pouco
frequentes na zona onde vivem.

Mais de metade dos
inquiridos disse usar os transportes públicos cinco dias por semana, e um
quarto admitiu fazê-lo quase todos os dias, incluindo fim de semana.

Dos aspetos a melhorar, 18% apontaram a
correspondência entre meios de transporte, 16%, a pontualidade, 10%, os
veículos, 10%, a rede de transporte e 9%, os horários.