Mobilidade

Metro do Porto e STCP sem reforço na noite de São João

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_metro_aliados.jpg

Filipa Brito

As carruagens do Metro do Porto só vão circular até à 1 hora da manhã nesta noite de 23 para 24 de junho. De forma a fazer cumprir as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a empresa anunciou esta quarta-feira que a oferta na noite de São João será semelhante à disponibilizada aos domingos.

Ao contrário de anos anteriores, não haverá reforços de horários na operação do metro nem máquinas a circular durante toda a noite e madrugada sem interrupções. No dia seguinte, dia 24, a oferta é semelhante, avisa a Metro do Porto em comunicado. Na sexta-feira, o metro retoma a sua operação regular.

“A operação do Metro do Porto no S. João 2021 faz-se em modo reduzido, fruto das limitações impostas pela pandemia. Embora se mantenha o funcionamento comercial nos horários habituais [entre as 6 e a 1 hora da manhã], este ano não haverá reforço da oferta nem prolongamento da operação”, refere a empresa.

Atendendo ao cenário pandémico atual, a transportadora sublinha que “privilegia a segurança dos seus clientes e trabalha no São João 2021 em estreita cooperação com a PSP”, que, aliás, já tem coordenada uma ação de prevenção conjunta com a Polícia Municipal.

Também a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) anunciou que, na noite de São João, vai garantir apenas “a oferta necessária para o regresso a casa de trabalhadores de noite e madrugada”. “Não havendo festejos a considerar nos espaços públicos e habituais locais de concentração na baixa do Porto ou marginal de Vila Nova de Gaia, a STCP irá seguir as orientações da PSP", afirma a empresa em comunicado.

No dia 24 de junho, entra já em vigor o horário de verão, "terminando, assim, a primeira fase dos atuais reforços aos dias úteis implementados em múltiplas linhas da operadora, com base em serviço contratado a outros operadores ao abrigo do Fundo Ambiental”.