Mobilidade

Metro alarga serviços na linha do aeroporto até Campanhã

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_metro_aliados.jpg

Filipa Brito

A partir de junho, a Metro do Porto vai alargar o serviço da linha do aeroporto até à estação de Campanhã, aumentando também a frequência para 15 minutos.

A linha Violeta (E) tem vindo a registar um aumento de utilização durante este ano pelo que a empresa decidiu restabelecer a ligação direta entre o aeroporto e uma estação ferroviária, permitindo, segundo a Metro, “o interface com os comboios da CP”.

"A partir do início do mês de junho, ainda e sempre em composições duplas, a linha Violeta [E, do aeroporto] terá uma frequência de 15 minutos, tendo como destinos alternados, no centro do Porto, as estações da Trindade e de Campanhã", pode ler-se num comunicado divulgado pela empresa.

Esta decisão decorre do aumento de procura e utilização da linha Violeta. “O aumento situa-se nos 580%, face a 2021, quase seis vezes mais do que o crescimento médio de toda a rede (+106%)", aproximando-se "dos níveis de procura anteriores à pandemia", salienta a empresa, revelando ainda que, desde a passada segunda-feira, "a oferta [da linha Violeta] duplicou a capacidade, já que passou a ser totalmente efetuada em veículos duplos (anteriormente era em unidades simples)".

A frequência, em dias úteis e entre as sete e as 20 horas, passou para 20 minutos (três serviços por hora e sentido), contra os anteriores 30 minutos. Assim, na linha do aeroporto, a capacidade instalada do metro "sobe para perto de dois mil clientes/hora/sentido" no início do próximo mês. A partir de junho haverá ainda "reforços de capacidade e frequência em todas as restantes cinco linhas da rede, indo ao encontro da monitorização da procura" feita pela empresa.