Política

Mesas de voto antecipado no CCD Porto já estão preparadas. Há mais de 13.000 inscritos.

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto já tem preparadas as 22 mesas de voto antecipado para os mais de 13.280 cidadãos que optam por votar em mobilidade neste domingo, dia 17. A operação foi suportada pela autarquia, que não recebeu qualquer apoio do Estado Central para assegurar as necessárias condições de segurança e conforto aos eleitores e agentes eleitorais.

Está dada por concluída a complexa organização para o exercício do voto antecipado, amanhã, no Município do Porto: 22 mesas de voto divididas entre o pavilhão gimnodesportivo e mais duas tendas propositadamente montadas no campo de futebol do CCD Porto. São até em número superior às 16 recomendadas pelo Ministério da Administração Interna, já tinha adiantado Rui Moreira esta semana.

Os circuitos de entrada e saída estão sinalizados e foram desenhados de modo a garantir o distanciamento necessário entre pessoas. O álcool gel poderá ser encontrado sobre todas as mesas, desinfeção assegurada por uma equipa de retaguarda, tudo a postos para que o ato eleitoral decorra com toda a normalidade. À entrada do CCD Porto estarão inclusive disponíveis quatro pequenos carros, semelhantes aos que são utilizados nos campos de golfe, para o transporte de pessoas com mobilidade condicionada. À responsabilidade de cada eleitor fica apenas levar uma caneta.

Neste documento, os eleitores inscritos podem consultar qual a sua mesa de voto.

Vaivém da STCP garante transporte direto

O investimento municipal não foi só colocado na preparação das instalações. Em articulação com a STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, a Câmara disponibiliza um serviço especial de transporte durante o dia de domingo. O vaivém circulará entre a Praça do Marquês (zona da cidade servida por uma estação de metro e de um considerável número de carreiras da STCP) e o CCD Porto, na Rua de Alves Redol, de 15 em 15 minutos.

Embora se tenha manifestado publicamente contra a decisão de manter a data das presidenciais, Rui Moreira confia que, uma vez mais, a cidade do Porto será exemplo. “Acredito que estão reunidas as condições para que o voto antecipado decorra em conforto e segurança. Fomos além das recomendações do Ministério da Administração Interna, o que demonstra o empenho da Câmara e dos serviços municipais para que as coisas corram bem”, afirmou.