Sociedade

Mercadona abriu hoje a primeira loja no Porto

  • Notícia

    Notícia

A cadeia de supermercados Mercadona, que conta já 1.100 colaboradores portugueses, deu hoje mais um passo rumo à meta de fechar o ano com 10 estabelecimentos no país, inaugurando logo pelas 8,30 horas a primeira loja na cidade do Porto e a sexta a nível nacional.

Recebido por Elena Aldana, diretora de Relações Externas e Assuntos Europeus da Mercadona Portugal, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, foi um dos primeiros a entrar na nova loja, situada na Rua de Domingos Sequeira junto à Rua do General Norton de Matos, por trás da Estação de Metro Casa da Música.

O estabelecimento, cuja abertura gerou 85 novos postos de trabalho com contrato sem termo desde o primeiro dia, conta com uma área de vendas de 1.900 m2 e 150 lugares de estacionamento.

No Grande Porto, a Mercadona, que desde 2016 investiu 260 milhões de euros na sua expansão (60 dos quais no ano passado), tinha já lojas em Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia e Gondomar, além de Barcelos. Para novembro, tem agendadas aberturas em Ovar (dia 21) e São João da Madeira (dia 28), prevendo inaugurar ainda antes do Natal a segunda loja em Gaia (3 de dezembro) e a primeira em Braga (12 de dezembro).

Os planos do retalhista espanhol de alimentação apontam para entre 150 e 200 lojas em Portugal, 70 das quais ficarão localizadas a Norte, região por onde começou o investimento. E isto porque Juan Roig, o presidente do conselho de administração da Mercadona, se declara "anti-centralista" e sublinha que "Portugal é mais do que Lisboa, tal como Espanha é mais do que Madrid".