Economia

Mercado do Bolhão supera os 5,5 milhões de visitantes no primeiro ano da reabertura

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

porto_reabertura_mercado_bolhao_15set_48.JPG

Guilherme Costa Oliveira

Mais de 5,5 milhões de visitantes nacionais e estrangeiros visitaram o Mercado do Bolhão no primeiro ano após a reabertura, a 15 de setembro de 2022, com uma média diária de 20 mil visitantes. Contas feitas, 365 dias depois e em data do primeiro aniversário, o balanço é amplamente positivo, e já há um total de 7 prémios nacionais e internacionais arrecadados no âmbito da obra de restauro e modernização do mercado.

No que concerne à afluência, o sábado é o dia com mais pessoas no mercado, registando uma média de 25 mil pessoas, superior à média diária à semana que se situa nos 19 mil visitantes. Agosto foi o melhor mês em termos de afluência, sendo o dia 14 desse mês e até à presente data, o dia com mais visitantes no interior do mercado: 31 mil (excluindo o dia da reabertura, que registou 35 mil, em 2022).

Quanto à taxa de ocupação, 98% dos espaços encontram-se ocupados, ou seja, dos 127 espaços disponíveis, apenas dois estão livres. As bancas estão atribuídas na totalidade e encontram-se em funcionamento 76 das 79 existentes. Atualmente, estão abertos sete restaurantes dos 10 disponíveis, também já atribuídos na totalidade. Quanto às 38 lojas, 36 estão atribuídas, encontrando-se 26 abertas.

O Bolhão, para além da venda de produtos e da restauração, passou a ser um local de fruição e lazer, registando-se a realização de 150 eventos no primeiro ano da reabertura. As iniciativas são dirigidas a públicos diferentes e de várias idades e encontram-se estruturadas em quatro eixos, nomeadamente: agroalimentar (Chef à Moda do Bolhão, showcookings e workshops l Mercado de Doces e Vinhos da Região de Coimbra l Feira de Páscoa); ativações de marca (sessões fotográficas de várias marcas ex: Luis Onofre, apresentação TEDx Porto, ativação Embaixada Britânica); programas especiais (Dias de Saúde no Bolhão, De Manhã Começa o Dia, Projeto NABo, Bolhão + Saudável); Artes e Entretenimento (exposição ‘Imagens Conservadas’, performance ‘Não é Carne nem é Peixe’, maratona de piano ‘Porto Pianofest’, concertos de S. João e atuações de grupos de música tradicional).

Bolhão arrecada prémios de reabilitação a nível nacional e internacional

O Mercado foi também vencedor de seis prémios nacionais: Prémio Nacional Reabilitação Urbana (com distinção nas áreas de melhor intervenção de uso comercial e de serviços, melhor reabilitação estrutural e melhor intervenção na cidade do Porto,), SIL Imobiliário (Melhor Reabilitação Urbana/Comércio, Serviços e Escritórios),Construir (Melhor Projeto de Reabilitação e Melhor Espaço de Comércio e Serviços). Arrecadou, também, um prémio de design “Prémios Graphis prata, Estados Unidos”. E foi finalista em dois prémios internacionais, nomeadamente: European Award – Architectural Heritage Intervention l Urban Land Institute.