Sociedade

Mercado do Bolhão promove literacia alimentar e na saúde

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

O Mercado do Bolhão recebeu, esta sexta-feira, uma iniciativa que vai muito para além da sua atividade normal. Enquanto mercado de frescos de referência, este sítio icónico da cidade pretende ser também, e cada vez mais, um agente ativo na promoção dos hábitos saudáveis junto da comunidade. Intitulado "Dias da Saúde no Bolhão", o novo programa municipal visa promover a literacia alimentar e na saúde, com uma base científica e rigorosa, gerando valor real para toda a comunidade. Tudo, através de projetos assentes em parcerias de valor com entidades municipais e externas.

Neste âmbito, durante a sessão de apresentação da iniciativa, foi assinado o primeiro dos protocolos de colaboração de implementação do projeto "Bolhão + Saudável", entre a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FNAUP), representado pelo seu diretor, Pedro Graça, e a empresa municipal Go Porto, através da sua vice-presidente, Cátia Meirinhos.

Para a vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, "o Mercado do Bolhão é um local central e emblemático da cidade, com foco na venda de produtos alimentares e frequentado, diariamente, por inúmeros compradores e visitantes, é, por este motivo, espaço de excelência para a promoção de literacia alimentar e nutricional".

"O Plano Municipal de Saúde, recentemente apresentado, confirma a necessidade de atuação em matéria de hábitos alimentares da população. Por isso mesmo, nas propostas de atuação previstas ao nível do plano de ação, a alimentação equilibrada merece lugar de destaque", sublinhou Catarina Araújo, que estava acompanhada do vereador da Educação, Fernando Paulo.

O diretor da FNAUP frisou, por seu turno, o fato do protocolo de colaboração ser assinado "entre a única faculdade em Portugal dedicada, exclusivamente, às ciências de nutrição e um mercado emblemático da cidade. Ou seja, unir o know-how da academia com aquilo que é a cultura e a saúde dos cidadãos portuenses e todos aqueles que vierem a este mercado". "Pretendemos ensinar, capacitar não só os comerciantes como todos os que por aqui passam a saber utilizar, da melhor forma, os alimentos e promover uma alimentação saudável", acrescentou Pedro Graça.

Já para a vice-presidente da GO Porto, Cátia Meirinhos, "o Mercado do Bolhão está a cumprir a sua função que vai muito para além da comercialização de produtos. O mercado tem pautado parte da sua atividade pela promoção de uma agenda de eventos, que se estende desde o entretenimento (música, dança, teatro) aos eventos agroalimentares (showcookings, workshops e feiras temáticas)".

"NABo" e "De Manhã Começa o Dia"

No contexto do programa "Dias da Saúde no Bolhão" surgem alguns projetos, como o "NABo – Nutrição e Alimentação é no Bolhão" (em parceria com o pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto) e "De Manhã Começa o Dia" (em parceria com o pelouro da Educação).

No primeiro caso, e segundo referiu Catarina Araújo, a designação faz "uma analogia com o hortícola em questão, criando uma dissonância cognitiva entre o uso da expressão 'nabo', na sua acessão mais pejorativa, com os benefícios que este, e os demais hortícolas, têm para a saúde".

Já o projeto com o pelouro da Educação pretende, de acordo com o vereador Fernando Paulo, também presente na sessão de apresentação, "criar boas práticas nas escolas". Lembrando que o Porto faz parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras, o Município tudo faz para que "os projetos educativos transcendam as paredes das escolas, como é este o caso", disse.

Envolver todos os públicos

Na operacionalização do "NABo" estão previstas três rúbricas distintas, com o propósito de alcançar públicos com interesses e disponibilidade diferenciados: "NABo para o almoço", dirigida ao público em geral, "Workshop´s NABo", dirigido, sobretudo, ao público jovem, mais concretamente, das associações juvenis da cidade, e "NABo para o Mercado", desenhado a pensar nos seus comerciantes e vendedores.

Logo após a sessão de apresentação do programa decorreu a primeira sessão do "NABo para o almoço", subordinado ao tema "O Que Comemos ou Comemos O Que Somos?". Moderado pela vereadora da Saúde contou com a presença da bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento.

"Este tipo de ações colocam na ordem do dia assuntos que são determinantes para a nossa saúde. Ver o Município do Porto a trabalhar tanto e tão bem as questões da alimentação e nutrição da população portuense deve orgulhar a todos", sublinhou a bastonária, acrescentando: "Este projeto tem um nome aliciante, já que a população deveria consumir mais produtos hortícolas, como seja o nabo, com um valor nutricional imenso".