Sociedade

Mercado do Bolhão põe a mesa para uma cimeira com gastronomia portuguesa no menu

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

porto_reabertura_mercado_bolhao_15set_24.JPG

Porto.

Nos próximos dias 25 e 26 de novembro, o Mercado do Bolhão põe a mesa para celebrar a gastronomia portuguesa e promover a proximidade entre “o produto e as pessoas que o trabalham”. A Melting Gastronomy Summit vai ter 12 chefs nacionais e internacionais a cozinhar sopas, azeites, arrozes, e pratos de porco e de peixe.

“Centrada na temática do produto da Terra e do Mar, a cimeira desafia os apaixonados pela gastronomia, pela matéria-prima e pelo produto nacional a pensarem e valorizarem as descobertas e desafios do setor”, afirma a Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade (AGAVI), organizadora do evento.

Durante dois dias, quem passar pelo Bolhão – curiosos ou profissionais - poderá “provar as iguarias preparadas à sua frente”.

À segunda edição, a cimeira traz ainda as “Table Talks”, provas comentadas em simultâneo com conversas e sessões de cozinha ao vivo. A ideia é que, em cada uma das cinco sessões diárias, chefs e produtores discutam diferentes temáticas “numa abordagem 360º ao produto”.

Entre os convidados estrangeiros, estão o Projeto A.Mar, do Brasil, que propõe enchidos de peixe e foco na sustentabilidade, além do que “de melhor se faz com frutos do mar na emergente região da Andaluzia, pelas mãos de Edu Pérez (Tohqa) e Juanlu Fernández (Cañabota)”.

A Melting Gastronomy Summit desafia, ainda, chefs nacionais para “duetos inéditos”. Nuno Castro (Fava Tonka) e Renato Cunha (Ferrugem) estreiam um sarrabulho vegetariano, André Magalhães (Taberna da Rua das Flores) cozinha com Francisco Alves, produtor de suínos de raça alentejana, o jornalista Edgardo Pacheco e a oleóloga Ana Carrilho, do Esporão, provam e comentam azeites, João Valente (O Batareo) traz os peixes e os mariscos da sua grelha e Vasco Coelho Santos (Euskalduna) irá preparar uma sopa de peixe.

A cimeira gastronómica no Mercado do Bolhão arranca com o jantar “Ideias à Prova”, “um momento criado para parar e pensar à mesa, como tão bem se faz em Portugal”. O chef Marco Gomes assume a comida, o enólogo Luís Sottomayor os vinhos e ambos convidam o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, para ser o “elemento catalisador do pensamento”.

No domingo, há tripas à moda do Porto para o almoço. A Melting Gastronomy Summit propõe a “Festa da Partilha”, “uma tarde de comemoração do empreendedorismo e da generosidade, enquanto se perpetua a profunda afinidade que cada portuense tem com a sua cidade”, com a presença da Federação das Confrarias Gastronómicas e coordenação do chef Hélio Loureiro.

O presidente da AGAVI, António de Souza-Cardoso, afirma que o objetivo da cimeira é que “Portugal tenha um palco, com projeção nacional e internacional, para destacar este setor tão relevante para o turismo e com tanto impacto a nível económico”.

Ricardo Dias Felner, curador da Melting Gastronomy Summit, acrescenta que “já não se trata tanto de absorver o que o mundo tem de melhor, e processar à nossa maneira, mas sim de mostrar o melhor que se faz em Portugal, com base na nossa tradição culinária e nos nossos melhores produtos”.