Urbanismo

Mercado do Bolhão e Terminal Intermodal de Campanhã distinguidos com os Prémios Imobiliário

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

O Mercado do Bolhão e o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) voltaram a ser distinguidos, desta vez, com os Prémios Imobiliário, iniciativa da SIC Notícias e do semanário Expresso e que decorreu, pela primeira vez, em Guimarães. Estas distinções visam realçar a qualidade e inovação num setor que é um dos motores da economia nacional.

A concurso apresentaram-se mais de 50 candidaturas, tendo o Mercado do Bolhão vencido nas categorias Prestígio (o júri, de entre os premiados da noite, seleciona apenas um dos vencedores e atribui-lhe este prémio) e Reabilitação e Reconstrução – Comércio.

Já o Terminal Intermodal de Campanhã venceu na categoria de Projeto de Impacto Económico, Social e Ambiental.

Duas obras multipremiadas

Ainda recentemente, e depois de ver reconhecida a excelência do projeto a nível europeu, a requalificação e modernização do Mercado do Bolhão voltou a conquistar o júri do Urban Land Institute (ULI). Conjuntamente com o TIC foi distinguido, também este ano, no Salão Imobiliário de Portugal, em Lisboa, como a melhor “Reabilitação Urbana / Comércio, Serviços e Escritórios” enquanto o Terminal recebeu o prémio de “Melhor Empreendimento Imobiliário – Espaços Públicos”.

Em Guimarães, os prémios foram recebidos pelo vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, que esteve acompanhado da vice-presidente da GO Porto, Cátia Meirinhos, do vogal da Domus Social, João André Sendim, do arquiteto responsável pelo projeto do Mercado do Bolhão, Nuno Valentim, e do Terminal Intermodal, Nuno Brandão Costa e do assessor do gabinete do mercado, Francisco Rocha Antunes.

A quinta edição distinguiu os vencedores das oito categorias, divididas em subcategorias, que estiveram a concurso. Esta iniciativa, da SIC Notícias e do semanário Expresso, contou, este ano, com 54 candidaturas, distribuídas geograficamente pelo continente e ilhas, de obras concluídas em 2022. Este ano, os prémios contaram com duas novas categorias: a de inovação na construção e a de projeto de impacto social, económico e ambiental, precisamente ganho pelo TIC.