Turismo

Mercado do Bolhão convida à primeira viagem gastronómica à volta do mundo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_RM_Alexandre_Braga_Bolhao_24.jpg

Miguel Nogueira

Os sabores do Bolhão são, neste sábado, dia 13, de inspiração vietnamita. O "Global Kitchen in Porto" estreia-se com o chef vietnamita-australiano Luke Nguyen, que, aos 23 anos, inaugurou o restaurante vietnamita mais premiado do mundo (RedLantern). A apoiá-lo estará Rui Martins, chef responsável pelo Culto ao Bacalhau, restaurante que integra o Mercado do Bolhão.

De abril a novembro, o "Global Kitchen in Porto" propõe uma viagem pela cultura culinária dos cinco continentes, com uma dezena de chefs de referência em todo o mundo, sempre com o apoio de chefs locais. Juntos vão partilhar o fogão, a mesa e a cidade. O público é, também, convidado a participar em conversas, showcookings e degustação de menus exclusivos, servidos de forma gratuita e limitada.

Neste sábado, pelas 11 horas, está previsto um showcooking e de tarde, pelas 14h30, haverá uma experiência de degustação. Ambas as atividades são de inscrição obrigatória e com lotação limitada (disponível no site do Mercado do Bolhão).

A Rui Martins (Culto ao Bacalhau e Cervejarias Brasão) junta-se Aurora Goy (Apego), Rita Magro (Blind), Vasco Coelho Santos (Grupo Euskalduna) e Rafaela Louzada (Gruta), que completam a lista dos cinco chefs anfitriões, que irão receber e cozinhar com nomes vindos do Vietname, Espanha, Peru, Gana e Austrália, sempre a partir dos produtos frescos disponíveis no Mercado do Bolhão, que receberá o primeiro evento.

Os chefs são dos mais destacados nos seus países de origem — alguns deles galardoados pelo Guia Michelin e outros importantes prémios gastronómicos, como a influente lista dos "50 Best" – e com elevada projeção internacional.

Promovido pela Câmara do Porto, através do Pelouro do Turismo e Internacionalização, a iniciativa pretende reforçar a cidade como um destino enogastronómico privilegiado, criando um verdadeiro intercâmbio de experiências e sinergias entre chefs, mas também com o público, entre locais e turistas.