Cultura

Mercado do Bolhão acolhe piano itinerante que pode ser tocado por todos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_porto_piano_fest_2022_23.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Além das frutas, dos legumes e do peixe fresco, o Bolhão tem, a partir deste fim de semana, um piano pronto a ser tocado por mãos mais ou menos experientes. Uma iniciativa que une a cultura a um espaço histórico, numa instalação que será acompanhada por um programa de concertos a decorrer durante os próximos meses. O primeiro acontece neste sábado, dia 11 de maio.

Se num mercado de cidade se pode encontrar de tudo um pouco, para muitos será surpreendente que, neste espaço, passe a morar um piano. A partir de 11 de maio, o instrumento musical vai dar vida ao Mercado do Bolhão, preenchendo a atmosfera com as suas notas.

Numa iniciativa que parte do Dia Mundial do Piano, que se comemorou há poucas semanas, o Mercado do Bolhão e a empresa municipal Ágora juntam-se para dar mais música aos visitantes deste espaço no coração da cidade. Assim, a partir de sábado, será instalado um piano no interior deste local, contribuindo para o tornar ainda mais cultural.

Ao contrário dos pianos que se encontram em teatros ou museus, este pode ser usado por qualquer pessoa que queira dar música ao mercado. Além disso, à semelhança dos milhares de visitantes que percorrem os corredores do emblemático local da Invicta, o instrumento musical poderá mudar de posição e instalar-se em diferentes zonas do interior do Bolhão.

Para assinalar o primeiro dia da iniciativa, o Mercado do Bolhão acolhe um recital de Marco Figueiredo, músico que estudou no Conservatório de Coimbra e, mais tarde, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE).

O artista já gravou cinco discos em nome próprio e inúmeras participações em projetos de outros músicos dos mais variados estilos.

O concerto, agendado para as 14 horas e com acesso livre, irá apresentar uma visão mais límpida e introspetiva do trabalho do pianista, baseado nas composições intimistas que irão pontuar o seu próximo trabalho discográfico a solo.