Turismo

Mercado de trabalho na área do turismo em debate na Alfândega do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_conferencia_mercado_trabalho_catarina_santos_cunha.JPG

DR

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) promove hoje, no Porto, a conferência “Mercado de Trabalho – Que profissionais teremos amanhã?”.

Ao longo do dia tem vindo a ser debatido, no salão nobre da Alfândega do Porto, o problema da falta de recursos humanos para os setores da restauração e similares, e do alojamento turístico.

Na sessão de abertura esteve presente a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, que destacou a importância do setor turístico na afirmação e dinâmica económica do Porto, “nomeadamente na criação de emprego, reabilitação do edificado e alavancagem do comércio”.

“O Porto oferece hoje um acesso a talento qualificado, através de uma vasta rede de entidades que promovem formação técnico-profissional na área, bem como instituições que desenvolvem formação superior no domínio do turismo e hotelaria. Aqui, sempre soubemos que não basta boa vontade. Temos que aliar o nosso talento, o dom natural de bem receber com o acolhimento de qualidade exigente. Sendo esse o nosso Norte, só alcançaremos bons resultados com melhores profissionais que conseguirmos ter e reter, com o empenho de todos”, acrescentou a vereadora.

Para além de Catarina Santos Cunha participaram na sessão de abertura o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, e o vice-presidente da AHRESP, Carlos Moura.

A conferência junta empresas, especialistas, decisores, mas também estudantes e futuros trabalhadores para debater temas como as “Práticas no Mercado de Trabalho europeu”, “Como Atrair e Reter Profissionais” ou os “Condicionalismos na Contratação”.