Política

Mensagem de Páscoa de Rui Moreira aos portuenses

O presidente da Câmara do Porto deixa, neste domingo de Páscoa, uma mensagem dirigida a todos os portuenses. Veja o vídeo.

"Aos portuenses 

Hoje é dia de Páscoa, um dia que, tradicionalmente, nos une, sejamos crentes ou não crentes, a familiares e também a amigos. Em que muitos de nós viajávamos até às nossas terras de origem, em que cuidávamos das nossas raízes.

Este ano, a Páscoa não deixa de se celebrar, apesar de ser muito diferente. Estamos confinados nas nossas casas, e vivemos angústias que não conhecíamos. Estamos preocupados com a nossa saúde, com a nossa família e amigos; estamos aflitos com o nosso bem-estar futuro, agora tão sombrio. Temos saudades do que ainda há um mês eram hábitos que não valorizávamos, e temos um sentimento de perda que, por vezes, não nos deixa dormir. Acordamos, todos os dias, à espera de notícias, e adormecemos todas as noites sem grande razão para sorrir. A inquietação motivada pelo desconhecido, pela dúvida, que não conseguimos esconder aos nossos familiares, é uma nuvem negra que não se quer dissipar.

Este é o tempo que vivemos. Mas, nem por isso deixa de ser Páscoa. Deixo-vos, por isso, uma saudação, um agradecimento e uma palavra de esperança. Desejo-vos a todos uma Páscoa feliz; agradeço-vos o civismo exemplar e a coragem de tantos que se empenham para garantir que, apesar de tudo, não estamos abandonados à nossa sorte. E termino dizendo-vos que mais cedo ou mais tarde havemos de poder viver sem restrições, e seremos capazes de reconstruir a nossa vida, individual e coletiva. Então valorizaremos muitas coisas que, até há pouco, nos pareciam adquiridas.

A todos, um abraço do

Rui Moreira"