Desporto

Melhores tenistas em cadeira de rodas disputam torneio internacional no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_torneio_tenis_cadeira_rodas_16.jpg

Filipa Brito

A cidade do Porto volta a acolher nova edição do “Torneio Internacional de Ténis em Cadeira de Rodas – Clube de Ténis do Porto 2022” (ITF Future Series), de 13 a 16 de outubro.

O evento vai reunir alguns dos atletas de topo do ranking mundial da modalidade e será disputado nos courts do Clube de Ténis do Porto, em quadras, por atletas nos escalões seniores (masculino e feminino), singulares e em duplas.

A quinta edição da prova vai contar com alguns dos melhores jogadores do mundo a competir, incluindo tenistas de cadeira de rodas nacionais. A representação portuguesa é liderada por João Couceiro, a ocupar atualmente o 139º lugar do International Tennis Federation (ITF), seguido de Carlos Leitão, atual 182.º e João Sanona, na 393ª posição. Vão, ainda, competir Cristiano Magalhães, Paulo Silva, João Sanona, José Machado Sousa e, os estreantes, Joaquim Soares e Mário Trindade.

Segundo a organização, está assegurada a presença do top três mundial de referência encabeçado pelo francês Guillem Laget, que ocupa o atual 23.º lugar do ranking e que também foi semifinalista da edição passada do Torneio Internacional de Ténis de Cadeira de Rodas. O seu compatriota Gaetan Menguy, no 27.º lugar do ITF, tentará revalidar o título alcançado no Open do passado mês de setembro, em Setúbal. Estão ainda asseguradas as participações, na categoria masculina, de Geoffrey Jasiak (ocupa a 31.ª posição), seguido pelo tenista espanhol Quique Sicar Meseguer, no 43.º lugar do ITF, e do alemão Anthony Dittmar, atualmente posicionado da 51.ª posição do ranking mundial.

Na competição feminina, o torneio no Porto contará com a presença da francesa Zoe Maras, na 30.ª posição, e da espanhola Lola Ochoa, no 32.º lugar do ranking mundial e que já arrecadou 28 títulos, o último dos quais foi conquistado no passado mês, em Setúbal. Estão ainda confirmadas as presenças da britânica Abbie Breakwell (35.ª do mundo), da norte-americana Elizabeth Williams (39.ª), e das italianas Silvia Morotti (61.ª) e Vanessa Ricci (69.ª). Esta prova internacional terá um prémio monetário no valor de cinco mil dólares, que serão atribuídos de igual forma nas competições feminina e masculina.

Destinada a praticantes de ténis com limitações motoras, o "Torneio Internacional de Ténis em Cadeira de Rodas – Clube de Ténis do Porto 2022” conta com o apoio da Câmara do Porto, através da Ágora, desde a sua primeira edição em setembro de 2018. Este evento desportivo assume um papel relevante no reforço e na promoção do desporto adaptado e de cariz inclusivo na cidade.

A entrada é livre. Mais informações disponíveis no site oficial.