Sociedade

Melhores presépios de Natal da cidade vão a concurso

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_presepio_igreja_sao_Jose_Taipas_02.jpg

Filipa Brito

Encontra-se a decorrer até 20 de novembro o período de inscrições no Concurso de Presépios 2023. A iniciativa, promovida pelo Município do Porto, pretende manter viva e valorizar uma tradição enraizada no património imaterial da cidade alusiva à quadra natalícia.

Desta feita, os melhores trabalhos serão premiados, segundo três categorias distintas: categoria geral (concorrentes com idade superior a 15 anos), categoria 1 (concorrentes com idade igual ou inferior a 15 anos) e categoria 2 (grupos de apoio a pessoas com necessidades especiais). Para cada uma delas haverá um prémio de 800 euros para o primeiro classificado, 600 euros para o segundo classificado e a oferta de um troféu ao terceiro classificado.

Os presépios que se inscreverem no concurso deverão apresentar uma alegoria que enquadre a temática da quadra natalícia e estar localizados na área do Município do Porto, acessíveis a ser vistos pelo público, gratuitamente, desde o dia 4 de dezembro até ao dia 5 de janeiro 2024, das 13 às 18 horas, de segunda a sábado. Não podem concorrer presépios que tenham sido premiados em anos anteriores, salvo se apresentarem inovações significativas.

O júri irá avaliar os concorrentes segundo a originalidade e criatividade, tema e qualidade da interpretação, domínio das técnicas e qualidade plástica, inclusão de marcas identificativas da cidade e estética do conjunto (harmonia da imagem).

A apresentação de candidaturas pode ser feita, presencialmente, no Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural, Praça de Carlos Alberto, 71, ou através do email dmgpc@cm-porto.pt, com indicação no assunto "Concurso de Presépios 2023". É obrigatório o preenchimento da ficha de inscrição, à qual devem juntar-se duas fotografias do trabalho a concurso, já com a decoração alusiva à quadra natalícia.

A entrega dos prémios far-se-á em sessão solene a realizar, em data a determinar, pela Câmara do Porto.

Mais informações e documentação respetiva disponíveis aqui.