Desporto

Melhores do desporto da Universidade do Porto homenageados

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Depois de dois anos de paragem devido à pandemia, a XII Gala do Desporto da Universidade do Porto (U.Porto) reuniu, no Círculo Universitário do Porto, mais de 200 convidados, entre os quais a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, para além de estudantes atletas, treinadores, instrutores e colaboradores envolvidos no desporto da instituição.

Entre as distinções, o destaque vai para a atribuição do prémio carreira desportiva a Luís Duarte, estudante da Faculdade de Engenharia (FEUP) e atleta de Karting que terminou recentemente o seu percurso académico e desportivo na U.Porto, com um palmarés de 11 medalhas conquistadas, desde 2014, ao serviço da instituição.

Na categoria de mérito excelência, o vencedor foi Lourenço França, alumnus da Faculdade de Desporto (FADEUP) que viu reconhecido o seu percurso de sucesso na ginástica nacional e internacional. Formador e coordenador das academias de ginástica acrobática da Federação Internacional de Ginástica e diretor técnico e treinador no Acro Clube da Maia, o homenageado conquistou já diversos títulos de campeão do mundo e da Europa como treinador na seleção nacional de ginástica acrobática nos últimos 25 anos.

A entrega dos prémios incluiu ainda os atletas Marta Caride (estudante do ICBAS e atual campeã nacional universitária de esgrima) e Eduardo Silva (da FEUP e campeão nacional universitário de judo). O prémio de revelação do ano foi entregue a Telma Silva (FEP), que se sagrou campeã nacional universitária de karaté e conquistou o 9.º lugar nos EUSA Games Lodz 2022.

Cláudia Ferreira (FEUP), na categoria de reconhecimento desportivo do ano, Pedro Guimarães, técnico do ano, Padel, como modalidade individual do ano, Rugby 7 da Associação de Estudantes da FEUP, na modalidade coletiva do ano, Ana Ferreira, como instrutora do ano, Ana Ferreira, também foram distinguidos.

A XII Gala do Desporto da U.Porto homenageou também os estudantes atletas que conquistaram títulos internacionais na última época desportiva: os irmãos Ana e Pedro Walgode (patinagem artística), André Sousa (andebol), Rita Ferreira (ginástica acrobática), José Ramalho e Júlio Lopes (canoagem), Maria Inês Barros (tiro aos pratos), Marta Teixeira e Miguel Ribeiro (futsal), Hugo Campos (voleibol de praia), João Amaro e Rita Figueiredo (atletismo), Filipe Leite, Guilherme Maia, Matilde Mouta e Inês Vasco (voleibol de praia).