Educação

Melhores alunos do ensino público do Porto distinguidos pelo Município

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto distinguiu, este ano, 71 alunos de estabelecimentos de ensino da cidade, que se evidenciaram pelos resultados obtidos nos diversos níveis de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, secundário e ensino profissional), no âmbito do Prémio de Mérito Escolar Rumo à Excelência. Também os diretores dos 27 estabelecimentos escolares da cidade foram reconhecidos.

A cerimónia decorreu na Casa da Música, com a presença do vereador da Educação, Fernando Paulo, pais e encarregados de educação, diretores dos agrupamentos escolares e alguns convidados. “Estamos aqui para homenagear as crianças e os jovens que se destacaram pelos seus resultados académicos no ano letivo de 2020-2021, mas também, de forma simbólica, para prestar o público reconhecimento a todos os profissionais, que, nas escolas, fazem parte integrante deste processo. Quero, pois, agradecer a sua dedicação e implicação diária para que estes resultados aconteçam”, sublinhou o vereador, na sua intervenção.

Fernando Paulo não esqueceu o papel desempenhado pelos pais e encarregados de educação das crianças e jovens premiados: “Mães e pais presentes, comprometidos com o percurso escolar e educativo dos seus filhos. E com o seu sucesso!”.

“Descubram os vossos talentos”

Mas foi aos alunos distinguidos que o vereador da Educação deixou os maiores elogios. “O processo de superação individual é sempre recompensado. Quando vocês estudam, de forma sistemática, a vossa força de vontade e determinação aumentam e os resultados também”, sublinhou, acrescentando: “Descubram os vossos talentos, construam a vossa marca, o mundo precisa de vós! Para isso é fundamental que os vossos percursos continuem a ser pautados pelo gosto, curiosidade, trabalho e inspiração da aprendizagem”.

O Prémio de Mérito Escolar Rumo à Excelência, inserido no Programa Porto de Futuro, visa a promoção do mérito escolar na população estudantil da cidade do Porto ao reconhecer, valorizar e premiar os melhores alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário e profissional das escolas da rede pública e das escolas profissionais do concelho, que se distinguem pela excelência do seu trabalho, fruto da sua dedicação e esforço, estimulando-os no prosseguimento de estudos.

Após apreciação das propostas apresentadas pelas escolas, foram apurados os melhores alunos do ano letivo 2020/2021: Bruno André dos Reis Ferreira, que concluiu o 1.º ciclo do ensino básico no agrupamento de escolas do Cerco do Porto; Afonso Ferreira Bento, do 2.º ciclo do ensino básico do agrupamento de escolas do Viso; Teresa Brito Valente Oliveira Bastos, do 3.º ciclo do ensino básico no agrupamento de escolas Garcia de Orta; Manuel Ramos Leite Carvalho Neto, que concluiu o ensino secundário na escola Garcia de Orta, e Bárbara Filipa Soares Ferreira, aluna do curso profissional na Escola Artística e Profissional Árvore. Os cinco estudantes receberam um computador pessoal, oferecido pela Hewlett Packard.

A cerimónia na Casa da Música contou, também, com performances de dança pelo Balleteatro e Pallco.

Em anexo, a lista dos 71 alunos reconhecidos com o Prémio de Mérito Escolar Rumo à Excelência.