Desporto

Meio milhar de surfistas vão estar em competição no mar do Porto e Matosinhos

  • Notícia

    Notícia

As praias do Porto e de Matosinhos vão novamente servir de palco a um conjunto alargado de competições de surf, bodyboard, stand up paddle e surf adaptado, além de workshops e batismos de surf, que irão reunir mais de 500 praticantes, incluindo os melhores surfistas nacionais da atualidade.

Na terceira edição, o "Porto & Matosinhos Wave Series" apresentou hoje um cartaz que engloba nove competições entre abril e outubro, a a começar já neste fim de semana, incluindo uma etapa da Liga Meo Surf, a principal prova a nível nacional.

A apresentação decorreu no Posto de Turismo de Matosinhos, numa cerimónia em que foi partilhado um estudo que confirma a crescente atratividade do país como destino privilegiado para a prática do surf, com naturais reflexos para o turismo e a economia local.

"Este ano, as Wave Series promovem um conjunto de provas com muito potencial e de grande importância para os nossos atletas e apresentam várias novidades que, certamente, vão atrair centenas de entusiastas às nossas praias", referiu Marcelo Martins, promotor da iniciativa que, desde o primeiro ano, é apoiada pelos municípios do Porto e de Matosinhos.

Para a Câmara do Porto, representada na sessão por Nuno Lemos, administrador da PortoLazer, "esta é uma iniciativa que se tem consolidado e crescido de forma sustentável, quer em número de provas, quer em número de participantes e também de novos praticantes. A articulação entre os dois municípios tem sido exemplar, porque ambos perceberam muito bem o mérito e o potencial desta iniciativa, que se desenvolve numa frente marítima que oferece todas as condições para a prática deste e de outros desportos ligados ao mar".

"Os desportos náuticos e de ondas, e o surf em particular, são hoje um dos principais ativos turísticos de Matosinhos. Queremos, por isso, aprofundar a aposta na organização de grandes eventos que promovam Matosinhos enquanto destino privilegiado para a prática destas modalidades. Fazê-lo em estreita colaboração com o Porto é, por outro lado, algo perfeitamente natural: para quem nos visita, o mar, tal como a cidade, não tem fronteiras", sublinha, por sua vez, Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos.

Consciente da relevância e do peso que o surf representa atualmente para o Porto e Norte, também Melchior Moreira, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, afirma que "estas iniciativas representam um valor acrescido para a região que tem sido palco de grandes eventos desportivos com um elevado retorno mediático e económico. O Turismo Náutico é um dos produtos estratégicos com maior potencial na nossa região pelo que esta estratégia promocional, iniciada em 2016, tem todas as condições para o sucesso".

João Guedes, Salvador Couto e Manuel Centeno são os embaixadores desta terceira edição. Os atletas querem incentivar a população para a prática de exercício e vão orientar os batismos de surf com várias crianças de instituições sociais locais.

O evento arranca oficialmente este sábado, 21 de abril, com o Circuito de Surf do Norte, um campeonato regional que vai colocar em prova atletas de vários escalões etários.

O "Porto & Matosinhos Wave Series 2018" é organizado pela Onda Pura Produção de Eventos, com a colaboração das câmaras municipais do Porto e de Matosinhos e com o apoio da Federação Portuguesa de Surf, da Associação Nacional de Surfistas, da Associação Onda do Norte e da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte.

Cartaz Porto & Matosinhos Wave Series 2018:

21 e 22 de abril

Circuito Surf Norte: Campeonato Regional de Apuramento Nacional Sub-14, Sub-16 e Sub-18

28 e 29 de abril

Circuito Bodyboard do Norte: Campeonato Regional de Apuramento Nacional

4, 5 e 6 de maio

Liga Meo Surf: Campeonato Nacional Open

12 de maio:

Etapa do Campeonato Nacional de Longboard

12 e 13 de maio:

Log Surf Fest 2018

Etapa do Campeonato Nacional de Stand Up Paddle Wave e Beach Race

19 e 20 de maio

Surf Teams Cup: prova regional por equipas (escolas e clubes)

25 de maio

Surf para Todos: encontro regional de surf adaptado para pessoas com mobilidade reduzida

26 e 27 de maio

Family Surf Challenge: prova por equipas (famílias; pais e filhos)

13 e 14 de outubro

Rip Curl Groms Search: prova de apuramento mundial para a finalíssima na Austrália

20 e 21 de outubro

AON Groms Trophy: prova regional e nacional para jovens surfistas