Política

Medalha de Honra da Cidade para Rui Veloso

  • Notícia

    Notícia

#mno_rui_veloso.jpg

O músico portuense Rui Veloso será, este ano, a segunda personalidade a ser distinguida pela Câmara do Porto com a Medalha de Honra da Cidade, após igual homenagem ter sido feita ao presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, em maio. A proposta do presidente do Município foi hoje aprovada por unanimidade em reunião do Executivo, e combina ainda uma extensa lista de personalidades e instituições que também serão reconhecidas no próximo dia 9 de julho.

O Executivo municipal deliberou esta manhã atribuir 23 medalhas a diferentes personalidades e instituições da cidade. Na cerimónia, que se irá realizar no dia 9 de julho, na Casa do Roseiral, Rui Veloso, considerado o "pai do rock português", recebe a mais alta distinção com a Medalha de Honra da Cidade - Grau Ouro, ficando assim com o título de "Cidadão do Porto".

Mas há muitas outras personalidades, do meio político, cultural, académico e desportivo que também serão distinguidas. A título de exemplo, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, desde 2011; Isabel Barros, diretora artística do balleteatro; Rosário Gambôa, antiga presidente do Instituto Politécnico do Porto; Pedro Matos Chaves, nome incontornável na história do automobilismo português; o Centro Cultural Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto (CCD Porto), que comemora este ano meio século de vida; ou ainda o Movimento Democrático das Mulheres.

A Medalha de Honra da cidade atribuída a Pinto da Costa, por já ter sido entregue no passado dia 12 de maio, após mútuo acordo entre Rui Moreira (que a propôs) e todas as forças políticas, recebeu esta manhã a ratificação formal de todos os vereadores municipais.

A título de curiosidade, desde 2014, a atribuição das medalhas do Município do Porto é realizada ao dia 9 de julho. A escolha da data, simbólica, remete para o desembarque no Mindelo, a 9 de julho de 1832, do exército libertador que viria pôr fim ao Cerco do Porto. A essa heróica resistência da cidade e das tropas liberais de D. Pedro se deveu a vitória da causa liberal em Portugal e, a partir deste marco histórico, passou a ser nomeada como cidade Invicta.

Conheça a lista completa dos distinguidos este ano, que resulta de um processo de consensualização política realizado por Rui Moreira junto das várias forças políticas representadas nos órgãos autárquicos.

Medalha Municipal de Honra da Cidade

- Jorge Nuno Pinto da Costa

- Rui Veloso

Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro

- Fernando Gomes

- Isabel Barros

- Luís Artur Ribeiro Pereira

- Artur Ribeiro

- Gustavo Pimenta

- José Castro

- Rosário Gamboa

- Gomes Fernandes

- Fernando Araújo

- Benilde Caldeira

- Paulo Patrício

- Centro Cultural Desportivo da Câmara Municipal do Porto

- Joaquim Pinto

- Júlio Roque

- Movimento Democrático das Mulheres

- Vítor Ranita

- César Príncipe

- Suzana Ralha

Medalha Municipal de Valor Desportivo - Grau Ouro

- Pedro Matos Chaves

Medalha Municipal de Bons Serviços - Grau Prata

- Arq. José Guerra

- Paula Escaleira