Cultura

Maus Hábitos acolhem Colectivos Pláka para discutir o design na atualidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

it_foto_colectivos_plaka_01.jpg

Ivy Tzai

O curso “Assembleia em devir: o como e o porquê do design hoje” arranca no Maus Hábitos, e nos dias 10 e 13 de outubro abre portas ao público em geral, com duas sessões de entrada gratuita.

A primeira sessão aberta, a ter lugar nesta terça-feira, às 19 horas, irá contar com a apresentação de Nacho Padilla, ex-diretor artístico das cidades de Madrid (até 2019) e Barcelona (até 2023), a que se seguirá uma conversa a que se irá juntar o crítico e curador de design Frederico Duarte e a jornalista Mariana Duarte. Esta sessão, que será conduzida em português e espanhol, integra um dia dedicado ao tema “Polifonia” e centrar-se-á na forma como as nossas cidades são comunicadas e como se comunicam com aqueles que nelas vivem.

Já na sexta-feira (13), também às 19 horas, sob o tema “Transformação”, a sessão terá como anfitrião Prem Krishnamurthy e estará subordinada ao tema "Como é que a arte e o design podem ser transformadores para os indivíduos, grupos e sociedade?" Abordando diferentes ferramentas de colaboração e ligação, incluindo karaoke, o designer, curador, escritor e educador irá explorar estas e outras questões na sua apresentação – “Department of Transformation”–, seguida de uma conversa com a designer, investigadora, curadora e educadora Nina Paim. A sessão será conduzida em língua inglesa.

Organizados pela Galeria Municipal do Porto no âmbito da plataforma Pláka, os Colectivos Pláka são grupos de pensamento, discussão e ação sobre a sociedade, cultura e arte contemporânea estruturados em forma de cursos e workshops.

A edição de 2023 desta iniciativa, “Assembleia em devir: O como e o porquê do design hoje”, foi concebida por Vera Sacchetti, crítica e curadora de design sediada em Basileia (Suíça), e terá lugar no Maus Hábitos a partri desta segunda-feira e até 14 de outubro.

Contando com a participação de Frederico Duarte, Nacho Padilla, Amelie Klein, Yuri Tuma e Prem Krishnamurthy, o curso pretende analisar as mudanças de paradigma em torno da realidade contemporânea da prática do design, em todas as manifestações da disciplina, procurando compreender as implicações de uma realidade pós-industrial e multidimensional para uma disciplina que se encontra atualmente num momento de profunda redefinição.