Cultura

Matinés do Cineclube do Porto regressam ao Batalha neste domingo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

LE_JOUR_SE_LEVE_Marcel_Carne_01.JPG

DR

A partir do próximo domingo, 15 de janeiro, o Batalha acolhe as Matinés do Cineclube do Porto com sessões quinzenais — aos domingos, às 11h15 — que vão incluir clássicos, filmes de arquivo e cinema contemporâneo.

Partindo da vontade de retomar uma ligação histórica, cujo início remonta aos anos 40, o Batalha Centro de Cinema convidou o Cineclube do Porto a recuperar o formato das matinés que aconteceram durante várias décadas.

A proposta consiste na exibição de filmes que marcaram a vida do mais antigo cineclube português no ativo. O programa será assim interpretativo da história e do papel do Cineclube para a cidade e o país, desde a sua fundação até à atualidade.

A sessão inaugural acontece com “Berlin: Symphony of a Great City” (1927), de Walter Ruttmann, uma das mais influentes obras dos anos 20. O filme, que capta o pulsar da vida moderna da capital alemã com uma montagem frenética, estava previsto na primeira sessão do Cineclube no Batalha, a 11 de novembro de 1947.

A projeção foi travada pela censura e substituída por “Le jour se lève (1939), de Marcel Carné, que será apresentado na segunda sessão das Matinés do Cineclube, a 29 de janeiro.

Os bilhetes para esta sessão estão à venda no Batalha Centro de Cinema e na Bilheteira Online.