Desporto

“Match point” no complexo do Monte Aventino com inauguração de três campos cobertos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Parceria estabelecida em 2018 entre a Câmara do Porto e a Federação Portuguesa de Ténis continua a produzir resultados e um novo pavilhão com três campos cobertos foi inaugurado neste sábado. Infraestrutura dota a cidade de condições de excelência para a prática desportiva.

O Complexo Desportivo do Monte Aventino cresceu. A partir deste sábado, aquele equipamento desportivo passou a contar com um novo pavilhão que o dota de três novos campos de ténis cobertos, e também de balneários, ginásio, sala de fisioterapia, sala de formação e sete gabinetes de apoio. São condições de referência ao nível do ténis nacional e internacional: “Fizemos game e set, e hoje estamos a fazer match. Conseguimos chegar a bom porto e ter aqui um projeto que interessa a todos”, congratulou-se o presidente da Câmara do Porto.

O palco era o apropriado para a metáfora tenística: a cerimónia decorreu no novo espaço do complexo do Monte Aventino, que em breve receberá atletas de todas as idades. “É o culminar de um ambicioso projeto que tivemos a felicidade de poder concretizar com Federação Portuguesa de Ténis, ao abrigo de um contrato de concessão para a gestão e exploração do Complexo Desportivo do Monte Aventino por um período de 20 anos, mantendo-se na propriedade do município”, sublinhou Rui Moreira.

Lembrando que o equipamento desportivo foi construído em 1997, o autarca notou que havia chegado a um estado de vetustez considerável: “Precisava realmente de uma nova vida. Não precisava apenas de obras, precisava também de um plano para se reerguer novamente e voltar a ser um espaço de referência ao nível do ténis nacional e internacional.”

Um novo ensejo que chegou através do acordo com a Federação Portuguesa de Ténis (FPT). “Eu gosto muito de jogar ténis, mas em pares é preciso ter um bom parceiro. Se hoje podemos mostrar todas as valências deste novo centro de excelência para o ensino e a prática do ténis, é porque no caminho conseguimos encontrar o parceiro certo para desenvolver este projeto”, vincou.

Obra sem investimento municipal

A modernização do complexo foi feita “sem recurso a qualquer investimento municipal”, notou o presidente da Câmara do Porto, recordando os “diferentes tipos de parcerias, ora através de investimento municipal, que reforçámos, como foi o caso da reabilitação e ampliação do Parque Desportivo de Ramalde/INATEL, ainda em curso, ora através de investimento privado, como foi o caso do Pavilhão Rosa Mota.”

“O Porto tem uma grande tradição de ténis, seguramente desde o tempo do rei D. Carlos I”, acrescentou ainda Rui Moreira, sublinhando que é a modalidade “com mais praticantes federados na cidade.”

“O desporto é uma aposta que as cidades devem fazer”, concluiu o autarca, estabelecendo a ligação entre o equipamento reabilitado e a extensão que pretende para o Parque de São Roque: “Queremos fazer um corredor verde até à Praça de Francisco Sá Carneiro, tornando esta zona ainda mais aprazível. Ainda temos algumas ideias. Esta requalificação deixa os portuenses orgulhosos. A zona oriental da cidade é a nossa prioridade.”

Numa cerimónia em que esteve também presente a vereadora com o pelouro do Desporto, Catarina Araújo, e o administrador executivo da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, César Vasconcellos Navio, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, manifestou o seu “agradecimento e saudação à Câmara do Porto”. “É uma autarquia amiga do desporto. O próprio presidente é um desportista, que conhece a importância do desporto na sociedade”, sublinhou o governante, salientando o “papel absolutamente determinante dos municípios no desenvolvimento do desporto.”

Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, destacou as “intervenções significativas” que foi possível fazer no Complexo Desportivo do Monte Aventino desde o protocolo celebrado com o município em 2018. “Não podíamos deixar de endereçar um agradecimento à Câmara do Porto perante o voto de confiança que nos foi dado para gerirmos este espaço. Há uma visão estratégica partilhada. O resultado está à vista de todos e não podíamos estar mais orgulhosos”, confessou, para concluir: “É um centro de excelência a nível nacional e internacional, que fica disponível para todos os atletas da região Norte usufruírem. Não vamos parar por aqui.”