Economia

Master.Spitch já vai na décima edição e há sempre muita procura

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A 10.ª edição do Master.Spitch, iniciativa da responsabilidade da Divisão Municipal de Talento e Promoção da Empregabilidade, decorreu, na passada sexta-feira, no auditório da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. Esta ideia, que visa promover o Porto como uma referência nacional e internacional enquanto cidade promotora de emprego, oportunidades de reskilling e upskilling, com vista à criação e dinamização de um ecossistema de talento sustentável, continua a ter muita procura.

Todos os candidatos selecionados (40 efetivos e 13 suplentes) tiveram oportunidade de participar no skills makeover, um programa estruturado de desenvolvimento de competências de empregabilidade que os preparou para o momento de audição do pitch, mas igualmente para o processo de procura de emprego futuro.

A abertura da 10.ª edição do Master.Spitch contou com a presença do vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, que sublinhou a importância desta iniciativa na promoção da cidade como uma referência nacional e internacional de promoção de emprego.

Após a audição de todos os pitchs foram identificados os vencedores que se destacaram nas áreas de melhor curriculum vitae (Miguel Albuquerque), pitch wow (Yannick Bruno Semedo Cadete), melhor pitch (Luís Miguel de Abreu Mesquita e Luís Cláudio Pereira de Oliveira), melhor presença online (Filipa Manuela Ribeiro Vieira Borges) e melhor team player (Sara Filipa Araújo). De salientar que, nas categorias pitch wow e melhor pitch, os vencedores receberam um membership do Invicta Toastmasters Club, durante três meses.

O Master.Spitch é uma iniciativa de recrutamento e networking que promove o desenvolvimento de competências de empregabilidade, bem como a captação e a retenção de talento. Com esta iniciativa pretende-se apoiar os/as candidatos/as na definição do seu objetivo profissional, capacitando-os em competências-chave para o mercado de trabalho, num programa de desenvolvimento de competências intitulado skills makeover. Este contempla diversas áreas, tais como ferramentas de procura de emprego, fotografia profissional, comunicação verbal e não-verbal, gestão do tempo e do stress, networking e imagem e apresentação pessoal.

Esta iniciativa visa, igualmente, aproximar os candidatos do mercado de trabalho, dando-lhes a oportunidade de, em 90 segundos, se apresentarem a uma plateia de empresas e a um painel de cinco jurados. Dessa forma, as empresas que atuam na cidade podem identificar a captar talento, aumentando a sua base de dados de potenciais candidatos/as a emprego.