Sociedade

Marketplace com bons resultados

  • Notícia

    Notícia

Os Paços do
Concelho receberam a primeira edição do Marketplace Porto, organizado pela Câmara
Municipal do Porto e pela
FIX Social Engagement. O objetivo foi
de reunir num mesmo espaço, de modo dinâmico e informal, empresas e
instituições de solidariedade social, de forma a incentivar e facilitar a
cooperação entre ambas. 
A sessão de abertura contou com Raquel Castello-Branco, da Câmara Municipal do Porto, e de António Paisana, do Grupo Fix.

Formalizaram-se 92 matches, ofertas de
produtos e serviços, entre empresas e instituições de carácter social. Este
mercado reuniu, no átrio da Câmara Municipal, mais de 90
representantes de empresas e instituições e alcançou um impacto social estimado
em cerca de 150mil euros, como resultado das diversas parcerias concretizadas.



As empresas aderiram com entusiasmo a este
desafio de troca de bens e serviços com instituições de solidariedade social e
praticaram a sua responsabilidade social ao suprir algumas das necessidades das
instituições.


 


O Marketplace Porto permitiu que as entidades
se encontrassem para realizar matches em quatro categorias centrais:
organização e assessoria; marketing e comunicação; voluntariado e bens
materiais e instalações. 
Dentro destas categorias, o objeto de procura
das instituições sociais foi bastante diverso: doação de vestuário, produtos de
higiene e outros bens, voluntariado, serviços de gestão, consultoria e
divulgação de marcas, assessoria de imprensa, serviços de comunicação, Marketing,
Outsourcing e Fundraising, ações de formação/coaching, realização de seminários
e workshops, manutenção de veículos, serviços de transporte, cedência de espaços
publicitários, disponibilização de salas para reuniões e eventos, criação de
motores de envio para gestão de newsletters, entre muitos outros.



A presença de todos neste espaço demonstrou
que o apelo ao trabalho em rede e em parceria bem como a solidariedade ainda
conseguem mobilizar sinergias para o estabelecimento de compromissos num contexto
de partilha de recursos.


 


O Marketplace é um espaço de encontro entre o
mun
do
empresarial e as organizações do terceiro seetor, onde para cada empresa presente há uma
instituição com necessidades a serem supridas.