Política

Como o Cerco recebeu Marcelo

  • Notícia

    Notícia

O Presidente da República teve hoje, no Porto, um banho de multidão e uma receção calorosa do presidente da Câmara, com quem também almoçou. Marcelo Rebelo de Sousa visitou ainda a montagem da exposição dedicada a Paulo Cunha e Silva, que amanhã é inaugurada na Galeria Municipal. O programa terminou com uma visita ao bairro do Cerco, onde foi recebido ao som do "hip hop" dos OUPA!, projeto da Câmara do Porto, e por milhares de moradores.

O dia começou com uma parada em frente à Câmara do Porto e com uma sessão solene nos Paços do Concelho, ficando marcada pelos discursos dos dois presidentes, em que ambos se comprometeram com a luta por um país mais coeso territorialmente.

Depois de ter almoçado na Casa do Roseiral, residência oficial do presidente da Câmara, com Rui Moreira, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a exposição que homenageia o vereador da cultura, falecido há meses, e que amanhã é inaugurada, na Galeria Municipal do Porto.

O Cerco foi o próximo e último destino do Presidente da República na sua deslocação oficial ao Porto, onde esteve sempre rodeado de centenas pessoas que lhe queriam apenas
cumprimentar ou dirigir-lhe uma palavra de incentivo.

Ao som dos OUPA!, Marcelo Rebelo de Sousa ouviu atentamente o "hip hop" da Capicua, da psicóloga Gisela Borges, do músico André Tentúgal e do videasta Vasco Mendes.

No final, e depois de entrega de algumas lembranças, também o Chefe de Estado improvisou um rap: "Ouvi e gostei deste 'hip hop' do Norte, Portugal será mais forte. Aqui no bairro do Cerco e onde está a sua gente, estará sempre o presidente".

No palco, esteve ainda acompanhado por Rui Moreira, pelo vereador da Habitação e Ação Social, Manuel Pizarro, e pelo Bispo D. António Francisco dos Santos, além do presidente da junta de freguesia de Campanhã, Ernesto Santos.