Sociedade

Marca Porto. faz hoje dois anos e é reconhecida internacionalmente

  • Notícia

    Notícia

marca_porto_original.jpg

A marca
"Porto." foi lançada a 29 de setembro de 2014. Concebida pelo designer Eduardo Aires, diretor de arte da White Studio, a marca conseguiu, em apenas dois anos,
ser reconhecida internacionalmente, tendo já recebido alguns dos maiores
prémios mundiais de design.



"Porto." corporiza
não apenas a identidade corporativa da Câmara do Porto e suas empresas
municipais, mas também a identidade da cidade. É por muitos citada e
reconhecida. Prova disso são os prémios mundiais que já conquistou,
destacando-se, em 2016, os "Graphics Awards", uma das maiores distinções de
design e branding do mundo. Venceu um "Silver Graphics Award" na
categoria de "Print Branding".


Os
"Graphis Awards" são atribuídos anualmente pela editora Graphis,
sediada em Nova Iorque, que edita todos os anuários com o que de mais
importante se faz em artes gráficas em todo o mundo e premeiam o melhor do
design, da fotografia, da ilustração e da publicidade.



Antes, a
marca "Porto." já tinha conquistado um Lápis nos D&ED Awards, em Londres, e
o duplo ouro nos European Design Awards, em Istambul - nas categorias de
implementação de marca e prémio de melhor trabalho do ano em todas as
categorias "Best of Show".



Fruto também
da importância da marca, em 2017, a cerimónia de
entrega de prémios da EDAwards, organização que anualmente elege os melhores do design na Europa, será
realizada no Porto.



Referência ainda
para os Prémios Brandemia, que anualmente distinguem as melhores marcas e
agências Ibero-americanas. Elegeram "Porto." como Melhor Marca criada
em 2014. Mais recentemente foi destaque na revista sul-coreana Design 459, que
dedica um número especial à construção das marcas de cidades.



A
importância destes prémios internacionais na área do design e do branding e o
reconhecimento da marca colocam o Porto e o lançamento do "Porto
Ponto" como um exemplo para o mundo no setor e demonstram que a marca é
muito bem entendida por estrangeiros e focam os olhos do mundo nesta
"nossa" cidade que já pertence ao mundo.