Desporto

Maratona do Porto terá mais de 10 mil participantes de 66 nacionalidades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_maratona_porto_2021_2021_20.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Após ter atingido a maioridade em 2022, a prova rainha das corridas de estrada regressa ao Porto no próximo domingo, dia 5, para mais uma manhã de competição, convívio e superação. Para a maratona estão já inscritos mais de 10 mil participantes de 66 nacionalidades. O percurso volta a unir os três municípios da Frente Atlântica – Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia (após conclusão das obras de reabilitação do tabuleiro inferior da ponte Luís I).

O local escolhido para o arranque da 19.ª edição da EDP Maratona do Porto volta a ser junto ao Sealife Porto, às 8 horas, e a chegada será no Queimódromo (Parque da Cidade do Porto). Como é habitual, a prova principal é composta por 42,125 quilómetros (para atletas nacionais e internacionais federados e não federados, nascidos em 2003 e anteriores), mas ainda há a Family Race (corrida de 10 quilómetros, destinada a atletas federados e não federados, nascidos em 2005 e anteriores) e a Fun Race (caminhada de seis quilómetros aberta à participação de pessoas de todas as faixas etárias).

Na apresentação da prova, que decorreu no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, a vereadora da Juventude e Desporto ressalvou o facto de esta corrida estar a "conquistar cada vez mais mulheres!, mesmo na prova principal de 42 quilómetros. Apesar de ainda não ter atingido os 50 por cento de participantes, há um número cada vez crescente de corredoras nesta prova com percurso homologado e certificado internacionalmente (faz parte da World Athletics e integra o calendário de provas oficiais da FPA).

Para Catarina Araújo, a Maratona do Porto é muito mais que uma competição desportiva, é também uma prova "de turismo desportivo" e que, ao fim de quatro anos, volta a unir os três municípios da Frente Atlântica, conferindo um "enquadramento fantástico e único". Neste contexto, não deixou de sublinhar ainda a presença da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), já que, como enfatizou, "faz todo o sentido a presença desta entidade numa corrida que promove o território, de uma forma sustentável e saudável".

Uma boa imagem a nível mundial

Na conferência de imprensa de apresentação da edição deste ano marcaram ainda presença os vereadores de desporto das câmaras de Vila Nova de Gaia e Matosinhos, respetivamente José Guilherme Aguiar e Nuno Matos, assim como o vice-presidente da TPNP, Inácio Ribeiro, o diretor da região norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vitor Dias, e o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira.

A Maratona do Porto conta nesta edição com um total de 66 nacionalidades representadas e (35 países da Europa, 10 da América, oito de África, 11 da Ásia e dois da Oceânia) e mais de 10 mil inscritos, "sendo que metade destes são estrangeiros, reflexo da boa imagem que esta corrida tem a nível mundial", destacou Tiago Teixeira, da Runporto.

Condicionamentos de trânsito

De referir que, associada à prova, decorre nos dois dias que antecedem a corrida, sexta e sábado (3 e 4 de novembro, das 10 às 19 horas), a Expo Maratona, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O local está preparado para receber os atletas que chegam para um fim de semana de lazer e competição. Ali poderão levantar os kits de participante e receberem, pessoalmente, todo o tipo de informações sobre a prova. No ano passado passaram pela Expo Maratona 15 mil visitantes.

As inscrições para a 19.ª edição da EDP Maratona do Porto ainda decorrem e podem ser feitas aqui.

Na sequência da realização deste importante evento desportivo, será necessário efetuar alguns condicionamentos de trânsito, que podem ser consultados em anexo.