Desporto

Maratona do Porto regressa à estrada na manhã de 6 de novembro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A prova rainha do atletismo regressa à cidade do Porto na manhã de 6 de novembro para 18.ª edição.

Na apresentação oficial da prova, que aconteceu esta segunda-feira, no Palácio da Bolsa, a organização a cargo da RunPorto, revelou que irão participar atletas de 67 nacionalidades: 31 da Europa, 11 da América, 10 de África, 13 da Ásia e dois da Oceânia. Os restantes maratonistas, atletas e desportistas amadores, são provenientes de várias zonas do país.

Na elite masculina, as atenções vão estar voltadas para Dadi Yami Gemeda da Etiópia, assim como para o seu conterrâneo, Chele Dechasa, e ainda para o queniano Daniel Kipkosgei Kemboi. Já na elite feminina tudo pode acontecer, mas a competição poderá ser forte com as participações das etíopes Birke Debele, Belainesh Yami Gurmu ou de Alice Jepkemboi Kimutai, do Quénia. Nos atletas portugueses, correm também por bons resultados Hermano Ferreiro (EA Coimbra), Carlos Costa (GDC Guilhovai) e José Sousa (AC Praia de Mira).

Para a prova cimeira da Maratona do Porto, 42 quilómetros, a maioria dos inscritos são homens (84%), as mulheres ficam nos 16%, numa média de idades cifrada nos 45 anos; já na Family Race de 10 quilómetros, 40% são mulheres e 60% são atletas homens, com uma média de idades de 42 anos; na Fun Race, a média de idades de atletas inscritos centra-se nos 43 anos. Na caminhada de seis quilómetros, as mulheres participam em maior número, 65%, comparativamente com os participantes do sexo masculino (35%).

Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto, presente na apresentação do evento, exaltou a “importância transversal” da prova como “agente mobilizador das economias locais, do turismo e da promoção do Porto e norte do país”. “Continuamos apostados em fazer do Porto um destino estratégico e de promoção de grandes eventos desportivos”, referiu. A responsável sublinhou, ainda, “o contínuo de iniciativas, na área do desporto e da juventude, em que os três municípios (Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia) estão juntos".

A 18.ª edição da EDP Maratona do Porto conta com o apoio da Câmara do Porto, através da Ágora – Cultura e Desporto.

Maratona do Porto aposta nos valores da solidariedade

A 18.ª edição da EDP Maratona do Porto arranca às 8 horas da manhã de domingo, dia 6 de novembro, junto ao Sea Life Porto, na Via do Castelo do Queijo, e termina no Queimódromo, à entrada do Parque da Cidade. Este ano, devido aos condicionamentos de circulação no tabuleiro inferior da ponte D. Luís I, não será possível atravessar para a outra margem do rio.

Como é habitual, a prova inclui três distâncias: a EDP Maratona do Porto com 42,195 quilómetros, destinada a atletas federados e não federados nascidos em 2002 e anteriores; a APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis com 10 quilómetros, destinada a atletas federados e não federados nascidos em 2004 e anteriores, e a EDP Fun Race, uma caminhada de seis quilómetros na qual podem participar todos os interessados.

A APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis irá angariar fundos para a Associação Portuguesa de Osteoporose. Também existirá uma campanha de recolha de brinquedos para crianças, na Expo Maratona, que acontece entre os dias 4 e 5 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Entre as 10 e as 19 horas, neste mesmo espaço, será possível levantar os kits de participação e obter todo o tipo de informações e ofertas alusivas à prova. No dia 5 de novembro, os participantes poderão "carregar baterias" com uma refeição de massa, que será servida entre as 12 e as 17 horas. Depois, terão direito a um concerto de fado.

Os interessados podem, ainda, inscrever-se no site oficial do evento até ao dia 1 de novembro.

Edição de 2021 marcada pelo regresso ao formato presencial

De recordar que a 17.ª edição da Maratona do Porto ficou marcada pelo regresso da prova ao formato presencial (com oito mil participantes de 57 nacionalidades) e pela marca alcançada por Zablon Chumba. O maratonista queniano estabeleceu um novo recorde na prova masculina, retirando sete segundos ao anterior máximo detido desde 2018 pelo ugandês Robert Chemonges. Nas atletas femininas, a primeira maratonista a passar a meta foi a etíope Kidsan Alema, conquistando o recorde pessoal com o tempo de 2h28m01s.Já Carlos Costa e Solange Jesus foram os melhores atletas nacionais, terminando as respetivas corridas no oitavo lugar da geral.