Desporto

Maratona do Porto recebe distinção e passa a figurar no circuito das melhores provas do circuito mundial

  • Notícia

    Notícia

#fib_jq_maratona_porto_03.jpeg

Filipa Brito e João Queirós

A EDP Maratona do Porto foi reconhecida pela International Association of Athletics Federations (IAAF - Associação Internacional das Federações de Atletismo) com a distinção Label Road Race grau Bronze, anunciou hoje a Runporto, responsável pela organização da competição.

Com este reconhecimento, a 15.ª edição da Maratona do Porto, que se realiza no dia 4 de novembro, pertence agora ao calendário oficial da IAAF, o que a coloca como uma das melhores provas no circuito mundial das maratonas.

De um ponto de vista técnico, assinala a RunPorto, esta competição do Porto "está em conformidade com elevados padrões de qualidade e está à altura das exigências da sua qualificação".

"A EDP Maratona do Porto é também a única prova homologada para tempos de acesso a campeonatos europeus, do mundo e Jogos Olímpicos" - prossegue a organização. Ainda no início deste mês, recorde-se, passou a integrar o campeonato nacional.

A primeira edição da prova decorreu em 2004, com 317 atletas à partida. A partir daí, de ano para ano "tem vindo a registar um crescimento exponencial". Na última edição, reuniu mais de seis mil atletas de 69 países "na clássica distância de 42.195 m, tornando-a a maior maratona de Portugal". Mais de um quarto dos inscritos (27%) eram atletas estrangeiros. 

No conjunto das três vertentes do evento (Maratona, Family Race e Fun Race), a participação excedeu as 15 mil pessoas.

Ainda faltam alguns meses, mas ficam já as "pontas" da 15.ª EDP Maratona do Porto: a partida é dada às 9 horas, junto ao Sea Life Porto, e a chegada é no Queimódromo (Parque da Cidade do Porto).