Cultura

Mapa de Arte Pública é apresentado segunda-feira com inauguração de obra de Julião Sarmento

  • Notícia

    Notícia

DR_juliao_sarmento.jpg

O Mapa de Arte Pública da cidade do Porto é apresentado na próxima segunda-feira, às 12 horas, nas instalações da empresa municipal Águas do Porto (Rua do Barão de Nova Sintra, 285).

Neste mapa estão referenciadas 219 esculturas e painéis de arte pública no Porto, sistematizando uma nova abordagem ao imenso acervo patrimonial da cidade. Dentro deste museu a céu aberto, são apresentadas cinco propostas de atravessamento do território com itinerários temáticos: Rota Histórica, Rota da Água, Rota das Letras, Rota Escola das Belas Artes e Rota de Arte Contemporânea. 

A sessão incluirá também a inauguração da obra "Self-portrait as a Fountain (Fat Chance Bruce Nauman)", do consagrado artista Julião Sarmento, que integra o conjunto de 219 obras e por onde se sugere o início da Rota da Água, elemento fundamental para a cidade e sua expansão.

Julião Sarmento estará presente na iniciativa para apresentar "Self-portrait as a Fountain", primeira obra de arte pública do artista no Porto, e que ficará nos jardins da quinta onde está a sede da Águas do Porto. E. M., já de si um conjunto de grande valor patrimonial, arquitetónico e ambiental.